Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pedra nos rins gigante é retirada de homem no HGV, mostra vídeo #boato

Pedra nos rins gigante é retirada de homem no HGV, mostra vídeo #boato

Pedra nos rins gigante foi retirada de homem no HGV, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – No HGV, imagens mostram momento exato em que pedra gigante é removida dos rins de um paciente e assusta médicos. 

Uma das dicas de saúde mais compartilhadas na internet tem respaldo científico e apoio dos médicos. Mas qual seria essa orientação? Hidrate-se! Beber bastante água ajuda, principalmente, no bom funcionamento dos rins. Esse hábito colabora para a prevenção de infecções e pedras nos rins.

Nos últimos dias, um vídeo impressionante tem colocado essa discussão em destaque. Tudo porque as imagens mostrariam uma suposta cirurgia de remoção de pedras nos rins no HGV. O mais curioso dessa história seria o tamanho enorme da pedra retirada. Confira:

Versão 1: “Pedra nos rins. Beba água. Será mesmo?”. Versão 2: “Cirurgia de Pedra nos Rins”. Versão 3: “Maior pedra retirada de um rins no Hospital Getúlio Vargas  em Recife Pernambuco. Pedra com 2 kilos e 300 gramas”. Versão 4: “Cirurgia de pedra nos rins, desse tamanho nunca Vi”.

Pedra nos rins gigante foi retirada de homem no HGV, mostra vídeo?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

As imagens causaram espanto em muitos internautas e são realmente chocantes. Mas será que essa história de que uma pedra gigante teria sido retirada dos rins de um paciente do HGV é real? Não é!

Vamos lá! Logo de cara, é possível perceber que as mensagens apresentam diversas características de fake news. Ela são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, a internet está recheada de fake news usando vídeos fora de contexto. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um carro com bateria Tesla teria explodido e partido ao meio. Também a que apontava que Lula teria sido recebido com fogos de artifício, em São Bernardo do Campo (SP), após sair da prisão e, por fim, a que indicava que energéticos derretem alimentos e fazem mal à saúde.

Após analisarmos as imagens, descobrimos que a explicação para o mistério está no próprio vídeo. Ao assistir as cenas, é possível ver que o médico fala: “Que isso, bicho? Nunca vi um bezoar desse tamanho não!”.

Pois bem, não se trata de uma pedra nos rins, mas sim um bezoar. Mas o que seria isso? Um bezoar nada mais é do que uma pedra que se encontra no sistema gastrointestinal de um animal. Geralmente, ocorre em ruminantes, mas também pode se desenvolver em humanos. Ele é composto por materiais orgânicos e inorgânicos, como medicamentos, cabelo e substâncias não digeríveis, como a celulose. Vale ressaltar que o bezoar, geralmente, possui um tamanho pequeno. Porém, de forma menos comum, também existem bezoares gigantes.

Em resumo: a história que diz que uma pedra gigante foi retirada dos rins de um paciente no FGV é falsa! O vídeo, de fato, é real. Porém, não mostra uma retirada de pedra nos rins. As imagens, na verdade, mostram uma cirurgia de remoção de bezoar no sistema gastrointestinal. Ou seja, é apenas boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/37JYkkZ