Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pastor Wenceslau morre após tomar a vacina contra Covid-19 #boato

Pastor Wenceslau morre após tomar a vacina contra Covid-19 #boato

Pastor Wenceslau morre após tomar a vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O pastor Wenceslau morreu aos 62 anos depois de tomar a vacina contra a Covid-19. Ele tomou a vacina ontem a noite e hoje de manhã ele faleceu.

Enquanto muita gente se esforça para que tenhamos mais doses da vacina contra Covid-19 no Brasil e que a população seja incentivada a se imunizar contra a doença, parece (não só parece, aliás) que tem gente jogando contra. A prova disso são mensagens como a de hoje, que aponta para a morte de um pastor por causa da vacina contra Covid-19.

Uma foto de um homem com mensagens “luto” e “descanse em paz” está circulando junto com um áudio que aponta que o nome do sujeito é Wenceslau e que ele teria morrido por causa da reação da vacina contra a Covid-19. Leia algumas das mensagens que circulam online (que viralizou principalmente por causa do áudio):

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Luto 19/09/1958 20/01/2021 Descanse em paz. Versão 2: Paz do senhor irmãos. Deus abençoe todos vocês. Estamos pedindo oração pela família do pastor Wenceslau. Ontem à tarde ele tomou a vacina, de madrugada deu reação e hoje pela manhã ele faleceu. Então vamos orar pela família para que Deus venha confortar o coração, amém, dos familiares e que Deus abençoe todos

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 3: Tomou a vacina ontem e morreu esse doria e o proprio satanas Versão 4: Pastor Wenceslau, tomou a vacina da covid dia19, e veio a falecer dia 20 que Deus de conforto pra fsmilia Versão 5: Pastor Venceslau da minha igreja tomou a vacina ontem a tarde contra o corona a noite teve reação e hoje de manhã faleceu

Pastor Wenceslau morreu após tomar a vacina contra Covid-19?

É claro que muita gente ficou assustada com o tal relato. Porém, não é verdade que a pessoa da foto se chame Wenceslau e, muito menos, que ele morreu por causa de efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19.

As características da mensagem e o histórico recente já nos deixam desconfiados. A mensagem (além de ser um áudio no WhatsApp, o que já causa muitas desconfianças) tem características como ser vaga, alarmista (e com fortíssimo apelo religioso), ter erros de português e não citar nenhuma fonte confiável.

Os textos e áudio também seguem um roteiro recente do “passou mal por tomar vacina contra Covid-19”. Já desmentimos, por exemplo, histórias falsas que envolviam mortes de adolescentes por causa da vacina, de médicos e, mais recentemente, de internação de enfermeiras por causa do imunizante.

As desconfianças aumentaram quando colocamos algumas das informações descritas na mensagem em xeque. A primeira é em relação à situação do sujeito. Para começar, não foi dito que ele era da área da saúde. Além disso, ele teria 62 anos e não parecia morar em uma casa de repouso. Ou seja: ou ele “furou a fila” e morreu ou a história é falsa.

É importante citar que, até o momento, não tivemos a divulgação de nenhuma morte de pessoa que se vacinou por causa dos efeitos colaterais dos imunizantes. Vamos convir que, se a informação fosse real (ainda mais de quem furou a fila), viraria notícia.

Todas desconfianças viraram certeza quando buscamos pela imagem em questão. É fato que se trata de uma pessoa que perdeu a vida e, de acordo com publicações de parentes e amigos, tratava-se de um pastor de Guarulhos (SP). Porém, o nome dele não é Wenceslau (vamos manter a identidade em sigilo) e a morte ocorreu por complicações da Covid-19. Não tem nada de vacina ou efeito colateral.

Resumindo: a história que aponta que um pastor chamado Wenceslau morreu porque tomou a vacina contra a Covid-19. A história é inventada e a pessoa da imagem faleceu, na realidade, por complicações da Covid-19.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK