Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > OMS e China vão criar passaporte de imunidade para Covid-19 com certificado digital na mão das pessoas #boato

OMS e China vão criar passaporte de imunidade para Covid-19 com certificado digital na mão das pessoas #boato

OMS e China vão criar passaporte de imunidade para Covid-19 com certificado digital na mão das pessoas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – OMS e China criaram passaporte de imunidade para Covid-19 com certificado digital implantado na mão para, no futuro, controlar as pessoas. 

A imunização contra o novo coronavírus ainda nem existe, mas o que não faltam por aí são boatos envolvendo o desenvolvimento da vacina para Covid-19, que já envolveu até o momento Bill Gates, fetos abortados e vacinas falsas.

A última teoria conspiratória que circula online aponta para o passaporte de imunidade para Covid-19. Segundo a publicação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a China vão criar o passaporte de imunidade com certificado digital implantado na mão das pessoas e que as pessoas só poderão viajar se apresentarem imunidade contra o novo coronavírus.

O texto explica que o dispositivo implantado terá o histórico de vacinas do sujeito e que, no futuro, será utilizado como cartão de débito e crédito e para identificação e controle das pessoas. Leia o que diz a publicação:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A Organização Mundial de Saúde já fala no desenvolvimento de um “passaporte de imunidade”; pessoas só poderão viajar se apresentarem imunidade contra o novo Coronavírus. E aí entra um outro elemento, um tal de “certificado digital”. Idealmente inserido nas costas da mão, um dispositivo registrará todo o histórico de vacinas do sujeito, indicando se ele está apto a circular ou não (segundo Bill Gates, a vacinação terá que ser periódica, provavelmente todo ano) Futuramente, este dispositivo não será usado apenas para “rastreamento sanitário”, mas começará a acumular funções (já há muitas empresas que usam o dispositivo de identificação para evitar funcionários fantasmas e outras “fraudes de identidade”) Com o fim do dinheiro em espécie (outro projeto em andamento), o dispositivo será o nosso cartão de débito e crédito. Toda nossa vida, num futuro próximo, estará resumida a este dispositivo. Muitas pessoas veem nisso praticidade, comodidade, maior segurança, etc., etc. 

Mas pensem: nossos Direitos à privacidade, a ir e vir, a comprar e vender, a trabalhar, à ter acesso a serviços de saúde; tudo estará condicionado a este dispositivo. Se todo este aparato estiver em poder de um regime totalitário e corrupto (como existem muitos por aí), o controle que ele terá sobre as pessoas será TOTAL. Basta você ser considerado um “mau cidadão”, ou um “disseminador de notícias falsas” para ter todas as funções da sua vida paralisadas num piscar de olhos. Não pode mais viajar, não pode mais comprar, não pode mais trabalhar… Isto já acontece em algum grau na China Comunista com o tal de “crédito social”, onde o Partido Comunista Chinês monitora ferrenhamente cada movimento de seus cidadãos, distribuindo créditos sociais de acordo com a fidelidade ao Partido (ser um bom ou mau cidadão no Comunismo não tem nada a ver com valores morais e cívicos, mas com fidelidade cega à causa Comunista) Enfim, está tudo desenhado, arquitetado. Quem não engoliu a proposta de implantar um dispositivo na pele por comodidade, o fará por medo e histeria; “questões sanitárias pela crise do COVID-19” será o pretexto. Depois, com o dispositivo já implantado, eles começarão a concentrar todos os aspectos da vida humana nele. Todos vão aceitar. Se não esta geração, a próxima. Eles não tem pressa. Moram em casas luxuosas e tem bilhões de dólares na conta.

OMS e China vão criar passaporte de imunidade para Covid-19 com certificado digital na mão das pessoas?

Os conspiracionistas que me perdoem, mas essa história de passaporte de imunidade com certificação digital na mão das pessoas não faz o menor sentido. O motivo é simples: a informação não procede. Entenda os porquês.

As suspeitas começam quando olhamos o texto, que segue o enredo clássico de boatos online. É vago, alarmista e não cita data e fontes confiáveis. Sem contar com o histórico de fake news sobre a vacina, China e OMS, que é quase tão longo quanto a própria pandemia (veja exemplos aqui, aqui, aqui e aqui).

Ao buscar mais informações sobre o assunto, não encontramos nada em fontes confiáveis. Até existe uma história sobre o passaporte da imunidade, mas a própria OMS já descartou essa possibilidade. Na época, o órgão afirmou que não havia evidências de que as pessoas que se recuperaram da Covid-19 e tenham anticorpos estejam protegidas de uma segunda infecção.

A ideia do “passaporte de imunidade” surgiu a partir do resultados de estudos sobre a produção de anticorpos no organismo dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. A proposta se baseia, então, na ideia de que, se você pegou o coronavírus uma vez, está imune – como ocorre com o sarampo. Em tese, o passaporte permite que o sujeito retorne ao trabalho e fique livre das restrições impostas pela pandemia. Mas acontece que ter anticorpos não significa necessariamente ter imunidade contra uma segunda infecção, além disso, o teste rápido de anticorpos (capaz de determinar a imunidade) possui uma precisão limitada.

Sobre a identificação e controle das pessoas, não há nada além do blá blá blá dos textos conspiratórios que circulam por aí e que já são figurinhas carimbadas nas páginas do Boatos.org. A propósito, o texto também cita o Bill Gates ao falar sobre o histórico de vacinação do paciente. O empresário e fundador da Microsoft também foi alvo de boatos sobre a implantação de microchips para combater o novo coronavírus que, inclusive, já foram desmentidos pelo Boatos.org, Aos Fatos e BBC. O empresário, em uma entrevista à BBC, afirmou que seu objetivo é proteger as crianças contra doenças e que “não tem nada a ver com chips e esse tipo de coisa”.

Sendo assim, podemos afirmar que nem a OMS e tampouco a China vão criar passaporte de imunidade para Covid-19 com certificado digital na mão das pessoas. A história é resultado da soma de informações verdadeiras e falsas. Ou seja, #boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK