Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pessoas estão se contaminando em casa por não usar máscara para limpar compras de mercado #boato

Pessoas estão se contaminando em casa por não usar máscara para limpar compras de mercado #boato

Pessoas estão se contaminando em casa por não usar máscara para limpar compras de mercado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pessoas estão se infectando com o novo coronavírus em casa porque estão higienizando alimentos comprados no mercado sem máscara de proteção. 

A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe novos hábitos de higiene para grande parte da população. Muita gente já estava habituada a lavar as mãos com frequência e até a usar álcool em gel. Mas ações como o uso da máscara e a limpeza de todos os produtos vindos de fora da casa são uma novidade.

Com tantas orientações para se colocar em prática, no início, uma ou outra coisa acaba “passando batido”. E são esses deslizes que podem acabar trazendo o novo coronavírus para mais perto da nossa família e até resultar em uma contaminação.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que muita gente não estaria respeitando um dos itens mais importantes na hora da prevenção. Segundo a publicação, muitas pessoas estariam se contaminando com o novo coronavírus porque estariam limpando os produtos e alimentos depois de retirarem as máscaras de proteção. Ainda de acordo com a história, a orientação teria vindo de uma equipe de médicos e todo mundo deveria retirar a máscara apenas após a higienização dos alimentos que chegam da rua. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“Pessoal, recebi essa mensagem de amigos. Faz sentido. Algumas pessoas se infectaram e garantem que estavam bem isoladas e que a única forma que poderiam se contaminar seria dessa forma: “Familia, preste atenção nessa mensagem. HOUVE UMA REUNIÃO DO TRABALHO C EQUIPE DE MEDICOS Q ESTAO ASSESSORANDO O CESAR. ELES AVISAM Q MTA GENTE TA PEGANDO O COVID DA SEGUINTE FORMA: QDO RECEBE A FEIRA EM CASA OU MESMO QDO COMPRA NO MERCADO E CHEGA EM CASA RETIRA A MÁSCARA ANTES DE IR LIMPAR OS PRODUTOS!!! AÍ O VÍRUS Q ESTA NOS PRODUTOS CONTAMINA VC. ENTAO A PARTIR DE AGORA LEMBRE DE FAZER A LIMPEZA DOS PRODUTOS COM A MÁSCARA E SÓ RETIRA-LA QDO TERMINAR A HIGIENIZACAO”.

Pessoas estão se contaminando em casa por não usar máscara para limpar compras de mercado?

A história ganhou visibilidade e acabou sendo compartilhada diversas vezes, levando muita gente a acreditar que continuar de máscara dentro de casa pode ser uma boa ideia. Mas será que essa história de que o indicado é usar máscara para higienizar os alimentos que vêm da rua é real? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! A publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga (não informa detalhes sobre o médico que teria dito isso, nem a data e muito menos o local), alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis (artigos ou até mesmo reportagens de profissionais da saúde que pudessem confirmar a informação).

Além disso, desde que a pandemia da Covid-19 se instalou no Brasil, infelizmente, muitas histórias com dicas falsas (ou que não fazem o menor sentido) começaram a circular nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o Hospital John Hopkins teria divulgado uma lista com 19 dicas contra a Covid-19. Também a que indicava que médicos chineses que teriam ido ajudar a Itália compartilharam dicas sobre o novo coronavírus e, por fim, a que apontava que fazer gargarejo com limão, bicarbonato de sódio e água morna poderia matar o novo coronavírus.

Pois bem, na história de hoje, a própria publicação apresenta contradições. Por exemplo, a mulher fala que “pessoas que estão bem isoladas”, mas que foram fazer compras nas ruas, acabaram infectadas. Neste caso, a pessoa pode ter sido contaminada em qualquer lugar: no deslocamento pela rua, ao passar por algum infectado sem proteção na rua, ao encostar em algum lugar que tenha o vírus e passar a mão nos olhos, nariz ou boca etc. Ou seja, a culpa pode não ter sido da higienização sem máscara. Uma simulação realizada por uma Universidade da Finlândia mostra que a nuvem de partículas contaminadas pelo novo coronavírus pode se espalhar rapidamente pelos corredores de supermercados.

Resolvemos, então, ir atrás de relatos de pessoas que já passaram pela experiência de se infectarem por não usarem máscara para limpar os alimentos. Porém, não encontramos nada.

Analisando as possibilidades, é possível perceber que, se bem utilizada, a máscara não vai atrapalhar na hora da limpeza dos produtos. Entretanto, se você optar por entrar em casa e permanecer com a máscara dentro da sua residência, pode levar o vírus para dentro de casa (sem saber), igualzinho como funciona com a roupa ou com os sapatos.

A máscara, na realidade, serve para aumentar a proteção contra o novo coronavírus. Antes, indicada apenas para quem apresentasse os sintomas. Hoje, ela é recomendada para todo mundo (uma vez que muitas pessoas são assintomáticas e, sem testagem em massa, não há mais como saber quem está infectado ou não). Além de diminuir o número de partículas lançadas ao ambiente, a máscara também é uma barreira física que acaba protegendo o nariz e a boca de quem a está usando.

Porém, ao sair de casa, muitas pessoas seguem não usando a máscara, o que faz com que algumas gotículas expelidas por essas pessoas possam ficar presas do lado externo da máscara. Além disso, quanto mais tempo você passa com a máscara, mais úmida ela vai ficando. Essa umidade pode abrir portas para o novo coronavírus. Então, o indicado é que a máscara seja trocada por uma limpa a cada 2 horas.

Dessa forma, deixar para retirar a máscara apenas depois de entrar em casa e limpar os alimentos pode ser algo bastante arriscado. Então, o que fazer? O indicado é sempre retirar os sapatos e as máscaras antes de entrar em casa, lavar bem as mãos e higienizá-los.

Após esse procedimento, é necessário lavar as mãos novamente e, com a ajuda de um pano úmido e um balde com água sanitária diluída em água, basta começar a higienização dos alimentos. Uma dica bastante valiosa é já deixar o balde com a água sanitária já diluída antes de sair de casa para facilitar a limpeza e evitar o manuseio de muitos objetos após o retorno para a residência. É sempre bom lembrar de não tocar no rosto durante todo o processo, para evitar que possíveis partículas contendo o vírus cheguem às vias respiratórias.

Assim, os alimentos vão ficar limpos e você ficará protegido. Como os alimentos não vão expelir gotículas que contenham o novo coronavírus, não há necessidade de se proteger com a máscara.

Em resumo: a história que diz que não usar máscara na hora da higienização de alimentos vindos da rua pode causar a contaminação pelo novo coronavírus é falsa! Os casos supostamente identificados pela publicação acabaram saindo às ruas. Dessa forma, a infecção pode ter ocorrido em qualquer momento, não necessariamente na hora da higienização dos alimentos (o que, nesse contexto, é bem pouco provável). Também não encontramos nenhum relato de alerta para tal ação. Por fim, continuar usando a máscara que foi levada às ruas, de longe, é mais perigoso do que limpar os alimentos sem máscara. Ou seja, a história não passa de balela. Siga as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde para se manter longe do novo coronavírus e da Covid-19. Não compartilhe fake news e, se possível, fique em casa! Não esqueça de lavar as mãos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B