Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Não beba Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola #boato

Não beba Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola #boato

Boato: Vinte e três pessoas foram internadas após beberem Fanta e Coca-Cola. Elas estavam com falta de atividade renal e tumores.

Entre os tipos de boatos que circulam na internet, existe aquela categoria de história que circula, é desmentida e depois volta a circular após sofrer uma pequena modificação. É o caso da história de hoje. Em 2013, o Boatos.org publicou um texto desmentindo a informação de que o refrigerante Fanta Uva causava câncer e problemas nos rins. À época, nós havíamos indicado que o texto circulava desde 2006.

Pois então. Em 2015, o boato voltou a viralizar na web. Porém, a Fanta Laranja e a Coca-Cola passaram a ser citadas na história. Assim como no boato de 2013 (e no de 2006), o texto conta que 23 pessoas haviam sido internadas no Hospital das Clínicas e as pesquisas apontavam que elas estavam com grandes quantidades de Fenofinol, Almeido e Voliteral. Leia o texto, que desta vez também circulou pelo WhatsApp, além de blogs e redes sociais:

Assista ao desmentido em vídeo

<< ALERTA GERAL

Não beba FANTA UVA, FANTA LARANJA E COCA COLA

A propaganda parou… Por quê? Reparem… A propaganda quase não se vê mais na mídia… Porque será???

Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem estes refrigerantes. Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga. Fato já está confirmado:Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto.

Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de desses refrigerantes. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, Almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer. Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais os citados refrigerante.

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante. Pelo amor de “DEUS”… Passem esta mensagem para frente. Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo.

Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.

Monique Freitas

Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria. Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem. Não custa nada fazer nossa parte.

Pois bem gente. Não vamos discutir se o consumo de refrigerantes é saudável ou não (até porque tudo em excesso faz mal, não é cidadão?). Mas agora, os elementos contidos no texto podem ser totalmente refutáveis.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O primeiro ponto está justamente no boato ter muito tempo e sempre ser modificado. Se fosse uma história séria, ela não mudaria com o tempo. Para além, disso, note que os elementos citados no texto (Fenofinol, Almeido e Voliteral) não existem. São todos inventados pela mente brilhante que criou o boato.

Para além disso, a Coca-Cola não admitiu o problema e tampouco paralisou com a propaganda. Se você assiste TV, vai trombar com alguma propaganda de refrigerantes da marca. Resumindo: o consumo excessivo de refrigerantes até pode fazer mal, mas a história de que pessoas foram internadas com tumor no reto após beber Fanta e Coca é totalmente falsa. Mais um dos clássicos boatos da internet.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Fábio Melo de Ávilla. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

Assista também: 6 fake news sobre bebidas que circulam na internet