Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mulher se feriu com válvula após colocar panela de pressão na torneira #boato

Mulher se feriu com válvula após colocar panela de pressão na torneira #boato

Mulher se feriu com válvula após colocar panela de pressão na torneira, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após explosão, mulher sofreu diversos ferimentos com válvula. Alerta diz que pessoas não devem resfriar panela de pressão em água fria da torneira.

Se tem uma coisa que assombra bastante os jovens quando estes resolvem sair da casa dos pais, essa, sem dúvidas, é a panela de pressão. Há, inclusive, uma máxima entre os mais jovens: você só vira adulto se aprender a usar a tão temida panela de pressão.

Brincadeiras à parte, o medo do objeto até tem embasamento. Caso as instruções de segurança não sejam seguidas corretamente, acidentes graves podem ocorrer (envolvendo queimaduras, explosões etc).

Uma história que está circulando nas redes sociais têm gerado um verdadeiro pânico entre os usuários da panela de pressão. Áudios e publicações dão conta que uma mulher teria se ferido gravemente após resfriar a panela de pressão com água fria. O texto alerta para que as pessoas não repitam o processo. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Fica de alerta pra quem tira a panela de pressão do fogo e bota imediato debaixo da torneira,”. Versão 2: “Isso aí foi o pino da panela de pressão. O que aconteceu A mulher tirou uma… ou um cozidão ou um feijão e botou debaixo da torneira de água. Aí, subiu a pressão de uma pressão e parou no olho dela. Pra ninguém fazer mais isso em lugar nenhum: pegar a panela de pressão e botar debaixo da torneira”.

Mulher se feriu com válvula após colocar panela de pressão na torneira?

As imagens são realmente chocantes e causaram pânico entre os internautas. Depois da história viralizar nas redes sociais, muita gente anda receosa de usar a panela de pressão. Mas será que esse acidente realmente ocorreu porque a mulher resfriou a panela de pressão embaixo da torneira com água fria? Bem, essa história tem elementos verdadeiros, mas um detalhe, em especial, mostra a farsa.

Vamos lá! Como já dissemos no início do texto, a panela de pressão pode ser realmente perigosa caso as indicações de segurança não sejam seguidas. Isso é tão verdade que, recentemente, um acidente seríssimo na Índia causou espanto. No início de setembro, uma mulher ficou cega de um olho após o pino de segurança explodir e penetrar em seu crânio. Naquela oportunidade, a mulher havia esquecido a panela no fogo por cerca de 1 hora, enquanto cortava feno no jardim de sua casa.

Histórias triste à parte, não podemos afirmar que as imagens que estão circulando na internet sejam de uma mulher que resfriou a panela de pressão com água fria. Ao buscar pela origem das fotos, descobrimos a verdadeira história por trás das imagens.

A mulher que aparece nas publicações, de fato, sofreu ferimentos graves após manusear uma panela de pressão. O fato (assim o caso recente) ocorreu em Nova Delhi, na Índia, e as imagens fazem parte de um artigo publicado, em 2016, por dois médicos do Centro de Pesquisa e Instituto Venu Eye.

De acordo com o relato dos médicos, o acidente aconteceu após a mulher esquecer a panela de pressão no fogo por duas horas. Após a intervenção cirúrgica, a mulher , de 26 anos, apresentou um quadro estável e foi encaminhada para a aplicação de uma prótese ocular.

Vale ressaltar que existem sim cuidados ao manusear uma panela de pressão, como não encher completamente a panela (o que pode ocasionar o entupimento da válvula), limpar bem a válvula após o uso e ficar atento ao tempo do alimento no fogo (quando ela começar a apitar/chiar, significa que o alimento já iniciou o cozimento).

O mais indicado é deixar a pressão sair naturalmente, entretanto, se você quiser agilizar o processo, pode colocar a panela embaixo da torneira para resfriar (o importante é NÃO mexer na válvula de segurança). Entretanto, quando fizer esse processo, não fique (literalmente) em cima da panela. Há o risco da tampa se abrir repentinamente após o vapor sair e o calor gerar queimaduras sérias.

Em resumo: a história que diz que uma mulher se feriu com válvula após colocar panela de pressão na torneira é falsa! As fotos, de fato, mostram uma mulher que se acidentou com o utensílio. Entretanto, a história não tem nada ver com resfriar a panela embaixo da torneira. No caso da foto, a mulher havia a esquecido no fogo por duas horas. Por fim, resfriar o objeto antes de abri-lo não é contra-indicado, porém, é preciso ficar alerta para não se queimar, caso a tampa abra e o calor escape. Sendo assim, não precisa ficar preocupado. A história é apenas balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.