Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mentira: dois casos de ebola foram confirmados no Rio de Janeiro

Mentira: dois casos de ebola foram confirmados no Rio de Janeiro

História falsa diz que ebola chegou ao Rio de Janeiro
História falsa diz que ebola chegou ao Rio de Janeiro

Boato – Dois casos de ebola foram registrados no Rio de Janeiro. Um na UPA da Marechal e um na UPA de Botafogo.

O vírus da doença ebola, que atingiu a África no último mês e já fez mais de mil mortos, ainda causa medo. Devido ao alto índice de mortalidade e a não existência de uma cura, muitas pessoas temem por um surto mundial da doença. Só na África, cerca de 1.427 mortes foram registradas até o momento.

O medo não só causa pânico como também gera boatos. O ‘diz que me disse’ pode atingir um grande número de pessoas e causar mais pânico ainda. Exemplo disso é a notícia que circulou durante semana passada no Facebook. Uma pessoa divulgou que o vírus da Ebola já havia chego no Rio de Janeiro e alertava as pessoas para terem cuidado.

VAMOS FICAR EM ALERTA!!! MUITO CUIDADO
Atenção…avisem o quanto puder !!
Minha amiga q trabalha na upa acabou de me mandar: meu povo
Acabei de sair da UPA. Atenção:
Casos de Ebola na UPA de Marechal e na UPA que eu trabalho Botafogo. CONFIRMADAS. Já foram transferidas.
A Secretaria de Saúde não vai divulgar.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A notícia bastou para muitas pessoas entrarem em desespero e começarem a tomar os cuidados necessários. A questão é que a Secretaria de Saúde se manifestou e desmentiu a informação. Em nota oficial, divulgada no dia 15, o órgão afirma que nenhum caso foi registrado no Brasil e a disseminação da doença para outros continentes é baixa.

Atualmente, os casos de doença pelo vírus ebola foram identificados apenas em Serra Leoa, Libéria, Guiné; tendo sido notificados, nestes países, 2.127 casos e 1.145 óbitos desde o início do ano de 2014. Este é o maior surto da doença no mundo, com letalidade de aproximadamente 68%. A possibilidade de disseminação para outros continentes continua sendo considerada baixa.

Caso houvesse algum tipo de confirmação da doença em terras tupiniquins, uma UPA não seria exatamente o lugar mais adequado para tratar um doente. A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro ressalta que caso a informação fosse verdadeira, certamente iria encaminhar os infectados ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

Além disso, como a Ebola é uma doença infectocontagiosa, seria padrão que o órgão comunicasse a população para tomar determinadas providências, assim como quando ocorreu o surto de Gripe A no Brasil. Afinal de contas, o intuito seria de evitar novas contaminações.

Por fim, nada passou de mentira ou uma brincadeira. O Brasil segue sem casos registrados de Ebola, mas com atenção redobrada. Em caso de suspeita da doença, o paciente deve comunicar as autoridades de saúde, que tomarão os cuidados necessários.

Vale lembrar que não é a primeira vez que boatos sobre casos de ebola no Brasil circulam na internet. Aqui no Boatos.org já falamos de histórias que davam conta de que o ebola havia chegado no Acre e no Maranhão. As informações, claro, eram falsas.