Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Córneas doadas ao Hospital de Sorocaba são jogadas fora #boato

Córneas doadas ao Hospital de Sorocaba são jogadas fora #boato

Boato – “Hospital dos Olhos” de Sorocaba (SP) está com córneas doadas sobrando. O resultado é que elas estão sendo jogadas fora.

Quem sofre com algum problema de saúde e necessita de um transplante sabe que a espera não é uma tarefa fácil. Então o que você pensaria se soubesse que córneas não utilizadas em cirurgias estão sendo jogadas fora? Pois é justamente essa informação que circula há algum tempo na internet e tem deixado algumas pessoas indignadas.

Hospital dos Olhos estaria jogando córneas fora, diz boato
Hospital dos Olhos estaria jogando córneas fora, diz boato

O texto fala que o “Hospital dos Olhos” de Sorocaba (cidade do interior do estado de São Paulo) está com córneas excedentes por falta de paciente e está as jogando no lixo. O texto ainda fala que a fonte da informação é um “Jornal da Rede Globo”, coloca todos os números de contato e é assinado pelo Dr. Eduardo Bezerra. Leia:

Córneas doadas estão sendo jogadas fora!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O JORNAL DA REDE GLOBO MOSTROU UMA REPORTAGEM SOBRE O HOSPITAL DOS OLHOS DE SOROCABA. ESSE HOSPITAL É DA MAÇONARIA, SEM FINS LUCRATIVOS. ELE É CONVENIADO COM O SUS, E TEM CAPACIDADE PARA REALIZAR CERCA DE 300 (TREZENTOS) TRANSPLANTES DE CÓRNEAS POR MÊS, POIS HÁ UM ESTOQUE DE CÓRNEAS SUFICIENTE PARA A REALIZAÇÃO DOS MESMOS.

ENTRETANTO, ESSE HOSPITAL ESTÁ REALIZANDO SOMENTE CERCA DE 120 (CENTO E VINTE) TRANSPLANTES POR MÊS, DEVIDO A FALTA DE PACIENTES. AS CÓRNEAS NÃO UTILIZADAS ESTÃO SENDO JOGADAS FORA POR PASSAREM DO TEMPO DE UTILIZAÇÃO E VALIDADE ! REPASSANDO DE MÃO EM MÃO ESTE E-MAIL PODERÁ CAIR NA MÃO DE ALGUÉM QUE CONHEÇA UMA PESSOA QUE ESTÁ A ESPERA DE CÓRNEAS. ELA PODE ENTRAR EM CONTATO COM O HOSPITAL OFTALMOLOGICO DE SOROCABA -SP E SE CURAR!

ATENCIOSAMENTE,

DR. EDUARDO BEZERRA -MÉDICO

POR FAVOR, REPASSEM ESTE E-MAIL. VOCÊ PODE NÃO ESTAR PRECISANDO, MAS

SEMPRE HÁ ALGUÉM NECESSITANDO.

Essa informação seria um grande serviço às pessoas que estão precisando de um transplante de córneas se não fosse um detalhe: é tudo balela. É só fazer aquela análise que você já está acostumada e ver no Boatos.org e descobrir a verdade.

O primeiro ponto é que não há nenhuma reportagem da Rede Globo sobre o assunto. Já nessa primeira busca descobrimos que essa história é da época em que os boatos eram repassados por e-mail (lá pelo início dos anos 2000).

Também descobrimos que o próprio “Hospital dos Olhos de Sorocaba” (na verdade Banco de Olhos de Sorocaba) foi obrigado a emitir um comunicado dizendo que a história era falsa. No mínimo, eles deviam estar recebendo um excesso de ligações de pacientes procurando pelo serviço ou de pessoas os xingando pelo “desperdício”. Leia:

Esclarecimento sobre informação inverídica veiculada na internet!

Atualmente o banco de olhos de Sorocaba é considerado referência no Brasil para as pessoas que necessitam de um transplante de córnea. Somos atualmente o banco de olhos que mais capta córneas no Brasil.

Constantemente somos notícia na mídia, porém uma má interpretação nos causou uma grande dor de cabeça. Um médico chamado Dr. Eduardo Bezerra (médico do trabalho de uma usina de monte alegre – presidente prudente), o qual não tem nenhum vínculo com nossas instituições, divulgou através da internet que em Sorocaba sobravam córneas e estavam sendo jogadas fora. Isto não é verdade.

Captamos muitas córneas, porém somos procurados por pacientes de todo o Brasil, a procura é muito maior do que captamos, mesmo assim temos a lista de espera mais rápida do Brasil.

Este e-mail esta circulando desde o ano de 2002 percorrendo o Brasil e até o exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, etc.) o e-mail cita que: “hoje de manhã eu vi na tv a seguinte reportagem…”. Isto leva as pessoas acreditarem que o fato mal interpretado é atual, pois o mesmo não cita data.

Temos a grande preocupação que isto possa diminuir o número de doações no Brasil atualmente existem mais de 25 mil pessoas na fila de espera por um transplante de córnea.

Edil Vidal de Souza

Administrador do Hospital Oftalmológico de Sorocaba Banco de Olhos de Sorocaba

O hospital também postou um vídeo explicando a história. Assista:

Como vocês puderam ver, a história é um boato velho e que voltou a circular na internet. Ou seja, a história que diz que o “Hospital de Olhos de Sorocaba” está jogando córneas fora não passa de mais uma balela online.