Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mensagem falsa: rato é encontrado no açougue do supermercado Extra

Mensagem falsa: rato é encontrado no açougue do supermercado Extra

Rato teria sido encontrado em açougue do supermercado Extra
Rato teria sido encontrado em açougue do supermercado Extra

Boato – Um cliente do supermercado Extra teria encontrado um rato junto com as carnes do açougue do estabelecimento. Após postar a imagem no Facebook, ele teria sido “censurado” na rede social.

Mais do que nunca, os roedores têm feito sucesso nas redes sociais. Depois da história do rato encontrado em uma garrafa de Coca-Cola (que não publicamos no Boatos.org por não haver certeza se a história é falsa ou não), uma imagem de um rato circulando em um freezer de um açougue também está sendo muito compartilhada no Facebook.

De acordo com a curta mensagem que está sendo compartilhada na rede social, o rato teria sido encontrado no supermercado Extra. O foto viralizou tanto que, em 15 dias, teve mais de 100 mil compartilhamentos. A mensagem era a seguinte:

Novo mascote das carnes do Extra tentei compartilhar mais já tinham bloqueado isso é uma vergonha… SALVEI A IMAGEM E ESTOU PUBLICANDO, FAÇA O MESMO!!!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Como pode se ver, o texto tem todos os elementos de boato: letras maiúsculas, falta de informação (Extra de que cidade?) e pedido de compartilhamento. Além disso, dá a informação errada.

A imagem não é referente ao Supermercado Extra. Na realidade, a foto do rato é referente a uma filial do supermercado Multimarket, em Belford Roxo (Rio de Janeiro). O estabelecimento chegou a ser fechado por 24 horase está sendo investigado pelo Ministério Público. Esta matéria do R7 fala sobre o caso. 

Na própria página do Facebook, o Extra se pronunciou sobre o assunto ao responder o questionamento de uma internauta: “A imagem não foi feita em nossas lojas. Já estamos tomando as devidas providências para desfazer o mal entendido. Pode ficar tranquila”, disse a empresa.

Com isso, chegamos a conclusão que de a foto é verdadeira, mas não foi encontrada no supermercado Extra. Isso não significa que não há ratos em nenhuma das filiais do Extra. Esta outra matéria do R7 fala de um Extra na cidade do Rio de Janeiro que foi interditado após fezes de rato terem sido encontradas pela vigilância sanitária. Talvez a junção dos fatos tenha ocasionado o início do hoax do rato no supermercado Extra.