Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mel e canela curam quase todas as doenças #boato

Mel e canela curam quase todas as doenças #boato

Mel e canela curam quase todas as doenças, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mistura de mel (que é o único alimento que não estraga) e canela é responsável pela cura de quase todas as doenças.

Em tempos de pandemia (que, felizmente, parece ter enfraquecido nos últimos dias), o que não faltou foi texto falso de curas milagrosas. Nos últimos dias, um texto antigo (de antes do novo coronavírus aparecer) voltou a circular online. Nele, a mistura de mel e canela é apresentada como a “cura de quase todas as doenças.

O texto cita que basta misturar mel e canela para acabar com doenças do coração, artrite, infecções de rins, colesterol, resfriados, dor de garganta, perda de peso, perda de cabelo, dor de dentes, picadas de insetos e tudo mais que você precisar. Leia o texto que circula online (vamos tirar as receitas de bolo da mensagem):

VOCÊ SABIA QUE O MEL É O ÚNICO ALIMENTO QUE NÃO ESTRAGA E QUE A MISTURA DE MEL E CANELA CURA A MAIORIA DAS DOENÇAS? O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos. Mas ele vai além de suas fantásticas propriedades, apresentando inúmeros benefícios:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

DOENÇAS DO CORAÇÃO Faça uma pasta de mel com canela. Ela reduzirá o colesterol das artérias e previnirá problemas no coração. Também previne novos infartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza e limpa as artérias e veias dos pacientes idosos.

ARTRITE E INFECÇÕES DE RINS Se tomar com frequência pode até curar a artrite crônica, além de eliminar os germes que produzem infecção nos rins. COLESTEROL Tomado diariamente, elimina o colesterol ruim. RESFRIADOS Para curar completamente sinusite, tosse crônica e resfriado comum ou severo.

PERDA DE PESO Se beber todos os dias, reduz o peso até de pessoas muito obesas. Também evita os estragos da idade quando se toma regularmente. PERDA DE CABELO Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta. DOR DE DENTES Fazer uma pasta. DIVERSOS A mistura de mel com canela alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão. Indicação: COLHER DE CHÁ.

Mel e canela curam quase todas as doenças?

Em tempos de cuidado com a saúde, é claro que a mensagem não iria demorar para viralizar. Porém, não é verdade que mel e canela “curam todas as doenças”. Também não é verdade que mel “nunca estraga”. Como já desmentimos este mesmo fake em 2018, relembre o que foi escrito:

Antes de começar, saiba que essa não é a primeira vez que aparece uma receita milagrosa prometendo curar doenças na internet. Aqui mesmo já vimos histórias envolvendo exercícios com a língua, chá de graviola, erva-doce, cura do câncer, suco de beterraba e por aí vai.

Dito isso, agora é a hora de dizer que dessa vez a história não é diferente. Apesar de o mel ser considerado um produto resistente (talvez o mais resistente entre os produtos naturais), ele também possui um prazo de validade, como mostra essa matéria do Super Interessante. No Brasil, o prazo de validade, estipulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é de dois anos. Por sinal, sua “resistência” está ligada ao fato de que o mel é rico em açúcar e pobre em água, o que impede a proliferação dos micróbios.

Agora, vamos as doenças. Não é novidade para ninguém que o mel é um ingrediente famoso nas receitas de avó, principalmente, quando o assunto é gripe. Pois bem, o mel vai agir aliviando os sintomas, mas isso não significa a cura, isso porque a gripe é causada por um vírus. Neste caso, só serve para ameniz os sintomas da doença porque ela é autolimitada, ou seja, irá embora naturalmente após cumprir seu ciclo.

No caso das outras doenças, a própria descrição do texto já mostra o contrário. Afinal, um dos exemplos são as doenças cardíacas. A própria descrição aponta o mel como um agente de prevenção (reduzindo o colesterol, por exemplo) e não de cura.  Nem precisamos dizer que o mesmo pode ser dito sobre outras doenças citadas na mensagem.

Some tudo isso ao fato de que a fonte citada na mensagem é um site chamado “Weekly World News” (escrito erroneamente como New) que, inclusive, é conhecido por publicar notícias falsas. Vale dizer que o Snopes, site estrangeiro que desmente boatos na internet, classificou a “informação” como exagerada.

Resumindo: apesar de os alimentos citados não fazerem (se não forem utilizados em excesso) mal à saúde, é falsa a informação que aponta o mel e a canela como algo que “cura tudo”. Seria ótimo, mas não é a realidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: