Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médicos recomendam aplicar gelo após picada de escorpião #boato

Médicos recomendam aplicar gelo após picada de escorpião #boato

Boato – Caso você seja picado por um escorpião, a recomendação é para que se aplique gelo no local para atrasar a circulação no sangue até o socorro chegar.

Com a chegada do verão, muitas situações começam a despertar preocupação. Isso porque o sol e o calor acabam proporcionando certos incômodos, como as famosas queimaduras e até a proliferação de determinados animais, como baratas.

Em muitas cidades, o verão acaba acendendo um alerta vermelho para essa última situação. Nesse período, é muito comum o aparecimento de escorpiões, causando um grande número de acidentes.

Porém, segundo uma publicação, não é preciso desespero. De acordo com a mensagem, em caso de picada, a recomendação médica é para que se aplique gelo no local. A explicação seria que o gelo atrasa a circulação do sangue e, consequentemente, a proliferação do veneno. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Picada de escorpião. GELO!!! Recomendação: “Aplicar gelo”. Diante de uma eventual picada de escorpião, aplicar gelo para atrasar a circulação de sangue. “Aplicar gelo”. Ajude-nos a espalhar compartilhando esta publicação. Pode salvar vidas. “Aplicar gelo”. Envie para todos os seus contatos, pode salvar vidas.

Médicos recomendam aplicar gelo após picada de escorpião?

A mensagem deixou muita gente intrigada e, é claro, ganhou diversos compartilhamentos. Muitas pessoas estão repassando a informação, acreditando ser verdadeira. Entretanto, será que essa história é real? A resposta é não e a explicação você confere a seguir!

Vamos lá! Para começo de história, o texto da postagem segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vago, alarmista, pede por compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Isso, por si só, já seria um grande motivo para desconfiança.

Resolvemos, então, buscar mais informações sobre a tal “orientação médica”. De acordo com o Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos do Ministério da Saúde e também do Manual do CIATox da Unicamp, aplicar gelo não está dentre as recomendações dos profissionais de saúde.

Os dois manuais indicam que a vítima tente manter a calma, não usar cremes, pomadas ou qualquer outro medicamento sem a avaliação médica, tirar uma foto do animal (ou resgatá-lo, caso não ofereça perigo) e procurar ajuda médica imediatamente.

Há algum tempo, desmentimos o boato sobre a distribuição do soro para picada de escorpião na Unicamp. Naquela oportunidade, a pessoa que nos atendeu também informou que a aplicação de gelo no local da picada não é recomendado.

Outra busca e descobrimos que essa história já havia sido desmentida por outros sites de fact-checking. A editoria Fato ou Fake explicou que, na realidade, a recomendação médica é totalmente ao contrário. Para aliviar a dor, o indicado é aplicar compressas de água morna no local da picada.

Em resumo: a história que diz que se deve aplicar gelo no local da picada de escorpião é falsa! Nenhum manual de primeiros socorros fala sobre essa orientação. Além disso, a recomendação para esse tipo de caso é procurar um médico ou um serviço especializado em picadas de animais peçonhentos e nada de tentar soluções caseiras. Ou seja, #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.