Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médico oncologista Rafael Sato recomenda comer limão para curar câncer #boato

Médico oncologista Rafael Sato recomenda comer limão para curar câncer #boato

Médico oncologista Rafael Sato recomenda comer limão para curar câncer, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, o médico oncologista Rafael Onuki Sato recomenda que as pessoas comam dois limões com casca todos os dias para prevenir o câncer e matar células cancerígenas.

Seguindo a nossa saga de “relembrar” alguns boatos que já foram desmentidos por aqui, vamos falar de uma história que volta e meia aparece com uma “roupagem nova”: a que relaciona o limão com a cura do câncer. No caso de hoje vamos falar de um vídeo que circulou com força na internet em 2018 e está sendo atribuído ao médico oncologista Rafael Onuki Sato.

Um vídeo de um homem falando que a “receita para curar o câncer” seria comer dois limões com casca por dia está circulando junto com uma biografia do Dr. Rafael. De acordo com o vídeo (que não vamos exibir aqui), o segredo da cura seria o fato do limão deixar o “sangue alcalino”. Leia a mensagem que circula online e leia trechos das transcrição (feita automaticamente):

Mensagem: Dr. Rafael Onuki Sato *ONCOLOGISTA EM LONDRINA* Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e em Cirurgia Oncológica pelo Hospital de Câncer de Barretos. *PRESTE ATENÇÃO NA FALA DO MÉDICO*

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: Daqui a pouco eu vou falar do nosso organismo trilhões e trilhões de células células boas milhões e milhões de células doentes defeituosas cancerígenas o nosso organismo […]

Ok conseguiu entender? então os tumores desaparecem devido o julgamento aglomeração de mil milhões células na nossa corrente sanguínea para que essas células doentes elas estão à vontade numa boa para crescer desenvolver e multiplicar ela precisa de um ambiente favorável e esse ambiente favorável para as células doentes elas cancerígenas se chama o sangue ácido existem o tipo de sangue o ácido e o sangue alcalino. O sangue alcalino não é bom para que as células defeituosas. […]

Como deixar o meu sangue sangue alcalino? Não podia limão na casca do limão e eu peço bem atenção e de substância chamada de limoneno da casca de limoneno pessoal faz com que essa substância que tem na casca do Limão faz com que ele acelera a morte natural das células cancerígenas ela doente aqui pessoal. […]

Médico oncologista Rafael Sato recomendou comer limão para curar câncer?

A mensagem se espalhou com força na internet em 2020 e está deixando muita gente apreensiva. Mas será mesmo que a dica é válida e será mesmo que a pessoa do vídeo é um médico oncologista? As respostas para essas perguntas são as mesmas: não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Como falamos antes, a história não é nova. Mais do que isso, não foi a primeira vez que o nome do Dr. Rafael Onuki Sato foi relacionado erroneamente a uma “cura milagrosa” (ele já havia sido creditado de forma errada por um áudio sobre “graviola e câncer”). Como o desmentido de 2018 vale para hoje, relembre sobre o que escrevemos:

Vamos ao mais simples primeiro. Se você está pensando em seguir a dica do limão achando que nunca terá câncer ou (muito pior) deseja parar um tratamento contra a doença só para usar o limão porque um médico recomendou, calma lá. A pessoa do vídeo não é um médico oncologista.

O nome do próprio Dr. Rafael já foi utilizado em outro boato desmentido por aqui: o que fala que o chá da folha de graviola cura o câncer. À época, o próprio médico não só desmentiu que havia gravado um áudio recomendando o uso do chá da fruta contra o câncer como falou a que era contra receitas alternativas. Leia o que ele falou na época:

Gostaria também de enfatizar neste documento que na qualidade de Cirurgião Oncológico, sou totalmente contra o conteúdo veiculado no audio, e para referências futuras, contra qualquer tipo de medicina alternativa ao tratamento convencional como substituição ao tratamento do câncer, a menos que devidamente testada e aprovada por órgãos competentes e com extensos trabalhos científicos e pesquisas, com a ressalva óbvia dos protocolos de pesquisa cientifica das grandes instituições de referência no assunto.

Já deu para ver que não foi o Dr. Rafael Onuki Sato que escreveu a mensagem (na realidade, é de um autor de uma página no Facebook). Mas e quanto à eficácia do limão para curar o câncer? Ela também (para ser delicado) é “não cientificamente comprovada”. Já falamos sobre o assunto diversas vezes aqui. 

Se você ainda não está satisfeito com a informações do passado do Boatos.org, é bom dar uma conferida neste artigo da revista Science em que 10 mitos sobre o câncer são desmentidos. Uma das teses desmentidas é a do limão. Outra é a que liga “sangue ácido” à doença.

Vale dizer que, assim como o Boatos.org, o Dr. Rafael Sato teve que voltar a desmentir o boato lá de 2018 em 2020. Veja o que médico escreveu sobre o assunto em sua página do Facebook e em seu site oficial:

Foi atribuído a mim, alguns meses atrás, um vídeo falando sobre o “poder curativo do limão” e sua eficácia na cura do câncer. Após negar as informações por diversos meios, decidi por fazer um vídeo explicando a minha opinião sobre o assunto e afim de tornar minha voz e meu rosto conhecidos, evitando assim que outras pessoas passem por mim. Clique para ver o vídeo em meu blog.

Resumindo: a história que aponta que o médico oncologista Rafael Onuki Sato recomendou que as pessoas comam limão para combater o câncer é falsa. É um boato lá de 2018 que estamos relembrando aqui em 2020. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2UFrJdo
Marcações: