Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médico italiano Roberto Petrella acerta ao alertar sobre “vacina contra Covid-19” e “farsa do coronavírus” #boato

Médico italiano Roberto Petrella acerta ao alertar sobre “vacina contra Covid-19” e “farsa do coronavírus” #boato

Médico italiano Roberto Petrella acerta ao alertar sobre “vacina contra Covid-19” e “farsa do coronavírus”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O médico italiano Roberto Petrella está dando informações corretas ao falar que você não deve tomar a vacina contra o coronavírus e que Covid-19 é uma farsa e significa certificado de identificação de vacinação.

Antes mesmo da pandemia da Covid-19 se tornar uma realidade em nossas vidas, nós do Boatos.org alertávamos sobre o fake das news sobre saúde e a influência delas na vida das pessoas (temos até uma apresentação na Fiocruz em 2019 que virou livro e mostra isso). Hoje, vamos falar sobre mais um desses perigosos boatos.

Desta vez, um vídeo de um médico italiano chamado Roberto Petrella começou a circular na internet. Na filmagem (que não iremos colocar aqui) ele alerta para um suposto “perigo das vacinas” e “farsa da Covid-19”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Dr. Roberto Petrella, medico italiano. O video dele ja foi apagado do YouTube. Sorte que alguem salvou Relato Do Médico Italiano Sobre O ChinaVírus Dizendo A VERDADE POR TRÁS DESSA PANDEMIA FARSANTE E O CONTROLE POPULACIONAL EXECUTADO ATRAVÉS DA VACINAÇÃO GERAL,… (quem não gostar provem que é mentira,. já que há medicação efetiva e barata,e os dados de vítimas são fraudes,…)..QUE JESUS CRISTO O CORDEIRO DIVINO TENHA PIEDADE DA HUMANIDADE JÁ TÃO SOFRIDA,.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Doutor Roberto Petrella torna público e avisa os Italianos e nao só sobra a COVID19. COVID19 nao é o nome de nenhum tipo de vírus, mas o nome do programa de despovoamento Mundial C (certificate) O (of) V (vaccination) ID (identification) os direitos e liberdade das pessoas estao a ser retirados impondo a ditadura globalista do tipo ” uso obrigatorio da mascara ” cerca sanitaria e muito mais que vem acaminho

Médico italiano Roberto Petrella acerta ao alertar sobre “vacina contra Covid-19” e “farsa do coronavírus”?

Enquanto diversos profissionais de saúde se esforçam em combater a Covid-19, alguns médicos parecem jogar contra e espalham (muitas vezes involuntariamente) desinformação na internet. É o caso de hoje. Falamos isso porque as informações descritas no vídeo não procedem.

As características da mensagem e o histórico de boatos do tipo nos deixaram alerta. O texto que acompanha a mensagem tem algumas das características de boatos online como ser vaga, alarmista e repleta de erros de português.

Além disso, fake news conspiratórias sobre a Covid-19 que circularam com a ajuda de médicos não tem sido raras. Já desmentimos, por exemplo, mensagens falsas sobre máscaras espalhadas por um médico, o depoimento sobre cloroquina de uma médica dos EUA e o manifesto conspiratório do Médicos Por la Verdad na Espanha (que é cheia de informações falsas).

Na realidade, o vídeo do médico italiano se resume a uma apresentação dele e à leitura de um texto gigantesco sobre a Covid-19. Só há um detalhe: o mesmo texto já foi alvo de um desmentido não faz muito e carrega diversas informações falsas. Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que foi dito (inclusive em vídeo):

 

Toda a tese que embasa a tal história se sustenta em informações que já foram desmentidas (tanto aqui no Boatos.org quanto em outros serviços de fact-checking). A primeira delas é a afirmação de que vacinas possuem chips para rastrear pessoas. Em maio de 2020, desmentimos uma história exatamente igual, mas com outros personagens. Na época, a vítima da vez era o bilionário Bill Gates. A história indicava que a vacina INO-4800, financiada por Bill Gates, seria um selo com chip 5G para ser colocado nas pessoas. A publicação também falava sobre a insanidade de nova ordem mundial.

A segunda informação na qual a história de hoje se baseia é que as vacinas vão reduzir a população mundial (“uma vez vacinados, todos ficaremos doentes, enfraquecidos, E você sabe o resto”). Em 2019, a equipe do Boatos.org desmentiu toda essa balela. Na oportunidade, uma história afirmava que as vacinas teriam sido criadas para reduzir a população mundial, falando sobre nova ordem mundial e até que as vacinas viriam com o “vírus do câncer”. O fato é que nada nessa teoria faz sentido.

Nesse mesmo sentido, ainda temos outra história desmentida sobre o mesmo assunto, mas, dessa vez, em 2018. Na época, a história de que Bill Gates teria dito que vacinas serviriam para esterilizar, matar e reduzir a população mundial ganhou as redes sociais. Como é possível ver em nosso desmentido, tudo não passou de uma falha de interpretação e de maldade por parte de quem criou o texto.

Outra informação na qual a história de hoje foi embasada é a ideia de que os testes para identificar o novo coronavírus não são confiáveis. Recentemente, a equipe do Boatos.org desmentiu uma informação falsa sobre o assunto. Na oportunidade, uma publicação afirmava que o teste de Covid-19 que usa um cotonete poderia causar danos cerebrais. Novamente, tudo não passou de muita desinformação e maldade de quem produziu a “teoria”.

Por fim, a publicação ainda se baseia na história de que os testes estariam contaminados. Durante a pandemia da Covid-19, a equipe do Boatos.org já esclareceu essa informação. O grande fato é que essa “teoria” não faz o menor sentido e não passa de um monte de balela com requintes de xenofobia.

Assim como em todos esses casos, a história de hoje não possui qualquer definição científica (sequer cita fontes de onde toda a tese teria sido retirada). A cereja do bolo fica por conta da sigla. O texto indica que o termo Covid-19 significaria “certificado de identificação de vacina com inteligência artificial”.

Só para concluir: resolvemos buscar em italiano por mais detalhes sobre o tal depoimento. Logo achamos um desmentido do site Bufale.net. Não demorou muito, achamos outro do site Open.online. Aliás, o fake também se espalhou pela Grécia e foi desmentido por lá.

Resumindo: não acredite tão facilmente nas palavras do médico italiano Roberto Petrella. Na realidade, toda a teoria da conspiração dele não passa de uma leitura de uma corrente que não só foi desmentida aqui como “ressuscita” outros tantos boatos manjados na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK