Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Manicure de fundo de quintal deixa mulher com infecção no pé, mostra foto #boato

Manicure de fundo de quintal deixa mulher com infecção no pé, mostra foto #boato

Boato – Mulher tem os pés infectados com bactéria após manicure de fundo de quintal não esterilizar o alicate, aponta imagem.

Ir à manicure e pedicure já é algo tão comum que às vezes a gente nem se dá conta dos riscos. Ao “fazer” as unhas, muitos esquecem que o uso de materiais não esterilizados podem causar micoses, infecções e até doenças graves, como a hepatite. Hoje, a história que circula online fala justamente disso.

Uma imagem com infecções nos pés alerta para o uso de materiais não esterilizados. A mensagem aponta que uma mulher teve os pés infectados com bactéria após manicure de fundo de quintal não esterilizar o alicate. “Misericórdia gente cuidado Manicure de fundo de quintal que não: (escalda) (esteriliza) o alicate de unha. Olha o estrago que a bactéria fez”, diz mensagem.

Manicure de fundo de quintal deixou mulher com infecção no pé?

A história, é claro, viralizou e fez muita gente repensar naquela ida na manicure da esquina. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Entenda os porquês.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O primeiro é mais óbvio está no fato de que a mensagem carrega o enredo clássico de boatos online. É vago, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis (não diz quem, quando ou onde teria acontecido o caso). Se não bastasse isso, ao buscar mais informações sobre o caso, não encontramos nada.

Ao observar a imagem, encontramos outras contradições. Na imagem, os pés não parecem ter passado por uma pedicure recentemente. As unhas não estão pintadas. Aliás, sequer estão cortadas, diferentemente, por exemplo, deste caso em que uma mulher teve infecção após ir ao pedicure. Na foto do caso real, as unhas aparecem cortadas e pintadas. Do fake, não.

Mais algumas googladas e matamos a charada. Apesar de não encontramos a origem da imagem, localizamos a foto em matérias sobre hipotermia aqui e aqui. Pois bem, a queda na temperatura corpórea para abaixo de 35°C pode causar um quadro de hipotermia. As extremidades do corpo (mãos, pés, nariz e orelhas) são os primeiros a sofrerem com a queda da temperatura, causando necroses e queimaduras. Como você pode perceber, a história nada tem a ver com infecção e manicure.

Resumindo: não é verdade que uma manicure de fundo de quintal deixou mulher com infecção no pé. A gente sabe que volta e meia isso acontece, mas a imagem compartilhada não tem nada a ver com o que estão espalhando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.