Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Luana Araújo é uma médica falsa e a máscara dela caiu #boato

Luana Araújo é uma médica falsa e a máscara dela caiu #boato

Luana Araújo é uma médica falsa e a “máscara dela caiu”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Dossiê mostra que Luana Araújo é uma falsa médica. Na realidade, ela é uma cantora e nunca atuou na área da medicina. 

Depois de dar um depoimento na CPI da Pandemia, o nome da médica Luana Araújo virou personagem central no debate político brasileiro. Preterida após ser indicada para um cargo na Secretaria de Enfrentamento ao Novo Coronavírus do governo federal, ela criticou ações do governo em relação ao combate da pandemia e detonou, por exemplo, o uso de remédios sem comprovação científica.

Enquanto foi muito elogiada por oposicionistas, ela passou a ser criticada por defensores do governo Bolsonaro. Uma das críticas apontava, em seu título, que um dossiê faria a máscara dela cair e tem o seguinte termo “médica falsa”. O conteúdo que chamava para um vídeo (que não será exibido aqui) tinha os seguintes dizeres: “DOSSIÊ • Médica FALSA • Luana Araújo • CAIU a MÁSCARA”.

Luana Araújo é uma médica falsa e a “máscara dela caiu”?

Não demorou muito para o conteúdo ser compartilhado com força na internet (provavelmente por causa do título chamativo). Porém, não é verdade que Luana Araújo seja uma falsa médica e o próprio conteúdo (para além do título) contradiz essa informação.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Na realidade, o próprio vídeo não prova que Luana Araújo seria uma “falsa médica” (ou seja, estaria exercendo a medicina sem ter um diploma na área). Na realidade, o conteúdo se usa de alguns argumentos (questionáveis, por sinal) para indagar se ela, de fato, seria eficaz para atuar no combate da Covid-19.

Um dos argumentos está no fato de ela, além de médica, tenha atuado no mundo artístico (ela tem um EP gravado). Na realidade, não é possível aferir que ela é uma falsa médica apenas por ter também seguido a carreira artística.

Outro argumento está no fato de ela não ter, ainda doutorado. Como muitos deveriam saber, não é preciso ter doutorado para ser considerado um médico (o doutorado deveria valer para alguém ser chamado de doutor, mas aí é outra conversa). Se você tem graduação e registro do CFM, já pode ser considerado um médico.

Também foi levantada a informação de que ela tem um CRM no Rio de Janeiro e em Mato Grosso, mas mora em Minas Gerais (logo, de acordo com a tese, não atuaria como médica). Não é bem assim: o currículo dela mostra que, nos últimos anos, ela atuou em cargos de gestão na cidade de Nova Mutum (MT) e que atendeu em uma clínica particular. Depois, ela saiu do cargo para estudar nos EUA (com a Bolsa Sommer da Universidade Johns Hopkins) e, em 2020, voltou ao Brasil para atuar em cargos de gestão na área da medicina.

Como é possível ver, ela dedicou os últimos anos para atuar em cargos de gestão de saúde (o mesmo que trabalharia no Ministério da Saúde). Isso elimina a hipótese de que ela “não trabalhou na área da saúde”. Isso explica também outra tese levantada (de que ela não tem nenhuma foto de jaleco e estetoscópio). Até porque já teve gente falsamente identificada como médico que saiu por aí de jaleco, estetoscópio e soltando fake news sobre a pandemia.

Resumindo: a democracia está aí (e como diria o poeta, é uma delícia) e quem quiser criticar a Luana Araújo ou achar que o currículo dela não é o suficiente, pode o fazer. Só não pode sair tachando ela de falsa médica. Além de ser “médica de verdade”, o currículo dela na área da saúde (que é relativamente jovem) é melhor do que de outras pessoas que já atuaram no Ministério da Saúde ou até foram o “Nº 1” da pasta.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1