Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Luana Araújo ficou em penúltimo lugar em concurso público para infectologista #boato

Luana Araújo ficou em penúltimo lugar em concurso público para infectologista #boato

Luana Araújo ficou em penúltimo lugar em concurso público para infectologista, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter))

Boato – A médica Luana Araújo tirou nota 4,00 em concurso público para infectologia e ficou em penúltimo lugar (8 entre 9 candidatos).

Passados alguns dias do depoimento da médica Luana Araújo na CPI da Pandemia, notícias falsas sobre ela estão se espalhando aos montes na internet. Já falamos sobre denúncias de ela ser uma “médica falsa” ou de “ser contra o uso de máscaras”. Agora, há uma denúncia de que ela teria passado “vexame” em um concurso público.

Mensagens acompanhadas de uma imagem de um edital de um concurso público apontam que Luana Araújo teria ficado em penúltimo lugar em um concurso público prestado para a área de infectologia no Rio de Janeiro. De acordo com a imagem, ela teria ficado em oitavo lugar entre nove candidatos. Leia a mensagem que circula online (popular, principalmente, no Twitter):

Dra. Luana Araújo, LACRADORA, magoada porque não ficou no Ministério da Saúde, acha que arrasou na CPI, mas em um concurso público para infectologista consegue tirar nota 4,00 e ser a penúltima colocada.

Luana Araújo ficou em penúltimo lugar em concurso público para infectologista?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou muito para algumas pessoas pensarem que acharam a “prova” de que Luana Araújo estava errada na CPI ao condenar o uso de remédios sem eficácia e declarações do presidente sobre a pandemia. Porém, nem ela estava errada tampouco ficou em “penúltimo lugar” no concurso público em questão.

Para chegar à solução, resolvemos buscar pelo tal concurso público em questão. Descobrimos que se trata de um processo do ano passado que previa a contratação de 4.117 vagas temporárias (por até 6 meses) em unidades terapêuticas do Rio de Janeiro.

Por se tratar de um processo seletivo simplificado, ele não tinha prova em si. Todo o processo era feito via prova de títulos. Na área de infectologia, na qual Luana Araújo participou do processo, 36 candidatos se inscreveram para concorrência geral e quatro se inscreveram na categoria Pessoa com Deficiência.

Em meio a polêmicas em relação ao concurso (muitos candidatos alegaram que itens como experiência profissional não foram levados em conta), um resultado preliminar foi divulgado. Na área de infectologia, Luana ficou em 8º lugar (dentre os 36 candidatos) e 19 foram qualificados. Ela foi convocada para realizar a prova laborativa no final do ano passado.

Resumindo: não é verdade que Luana Araújo ficou em penúltimo lugar em um concurso público que prestou. Ela ficou em 8º lugar em uma prova de títulos dentre 36 candidatos (19 classificados) e não entre 9 candidatos como dão a entender as publicações que circulam online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr