Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dr. Simoncini descobriu que bicarbonato de sódio cura câncer #boato

Dr. Simoncini descobriu que bicarbonato de sódio cura câncer #boato

Boato – O médico italiano Túlio Simoncini teria descoberto que usar bicarbonato de sódio seria útil para curar o câncer. Isso porque a doença seria causada por um fungo.

Mais uma vez, estamos no Boatos.org para falar de um remédio milagroso contra o câncer. Depois do limão congelado e da vacina contra o câncer, a bola da vez é o bicarbonato de sódio.

De acordo com um texto que circula por blogs no Brasil (e pode ser lido aqui), o médico italiano Túlio Simoncini teria descoberto uma forma simples de cura da doença: o uso de bicarbonato de sódio.

A teoria de Simoncini se baseia na premissa de que todas as pessoas que têm câncer têm aftas. Com isso, ele chegou à conclusão de que a causa da doença é um fungo oportunista. E para tratar o fungo, o melhor remédio seria bicarbonato de sódio. A ideia era administrar o bicarbonato sobre os tumores diretamente.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O boato aponta que “tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas”. Muitíssimos pacientes teriam sido curados pelo Dr. Simoncini. Ainda mais, ele foi aplaudido de pé nos EUA.

Agora vamos aos fatos. Primeiramente, Túlio Simoncini realmente existe e é um médico. Melhor, era um médico até ter o registro cassado na Itália. Aí resolveu se dedicar a vida de pesquisador independente e vender livros sobre cura do câncer.

No próprio site oficial, ele admite que a hipótese pode não ser correta. Leia a frase que está no rodapé: Se observarmos cuidadosamente as abordagens terapêuticas propostas, é possível ver que independente de sua real eficácia, ela tem valor como uma teoria inovadora.

Teoria que a comunidade científica refuta. Este artigo de um blog da Revista Science aponta que não houve a explicação de como um fungo causa mutações em uma célula. Também levanta que a hipótese não foi testada em laboratório.

Pior do que isso. Procurando na web, encontramos casos de pessoas que morreram por optar se tratar com bicarbonato de sódio. De acordo com este texto, uma holandesa chamada Sylvia morreu enquanto se tratava com o doutor italiano.

Pelo o que se pode ver, o que acontece é uma hipótese de um médico (que busca ganhar a vida vendendo livros e com tratamentos alternativos) que diz curar o câncer, mas não comprova isso de fato. Com isso, chegamos à conclusão de que o tratamento de câncer com bicarbonato de sódio não passa (pelo menos até que se prove cientificamente) de um boato. Por sinal, um boato que pode custar vidas.

Leia na íntegra o texto que fala do bicarbonato de sódio e câncer