Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Leite reprocessado é colocado em caixas com quadrados coloridos #boato

Leite reprocessado é colocado em caixas com quadrados coloridos #boato

Esta mesma fake news foi desmentida em 2023. Para ler a última versão sobre a história do leite reprocessado e dos quadradinhos coloridos, clique aqui. 

Boato – Vídeo denuncia leite reprocessado em embalagem com quadrados coloridos. Não compre porque faz mal à saúde.

Quem está por dentro do mundo dos boatos sabe que não são raras as vezes em que histórias de alimentos vencidos, estragados e adulterados fazem sucesso na internet. Às vezes o sucesso é tanto que as histórias se transformam e voltam enganar muitos desavisados na web. Esse é o caso de hoje.

Circula na internet um alerta sobre leite reprocessado. A informação viralizou com um vídeo publicado no Facebook, onde um sujeito explica que os quadrados coloridos encontrados no fundo da embalagem indicam que o leite foi reprocessado. Assista e leia a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Pessoal, vou mostrar pra vocês aqui a diferença do leite. Olha, pode ver que a caixa está lacrada. Eu vou deslacrar, ok? Vou deslacrar e vocês vão ver o leite que é reprocessado novamente. Todos esses leites que estão assim colorido é o leite que foi reprocessado novamente.

Então quando vocês forem comprar não utilize esse tipo de leite. Tá,ok? É uma dica pra vocês aí muito importante pra quem tem filho e pra quem pensa na saúde. Tá, ok? Eu to fazendo isso porque eu estou montando a minha própria caixa de leite, que é menos danoso aí a saúde.  É isso aí! Vocês montam a caixa com o leite que não é reprocessado. Lembrem: se tem quadradinho colorido não utilizem. Não comprem, tá? Fica a dica pra vocês aí.

Leite reprocessado é colocado em caixas com quadrados coloridos?

Pois bem, o vídeo parece ser um grande #ficaadica, o que explica os mais de 100 mil compartilhamentos e 1,9 milhões de visualizações, se não fosse um detalhe: a informação não procede. Entenda os porquês.

Para começar, a mensagem carrega o enredo clássico de boatos online: alarmista, cheio de informações vagas e não cita fontes confiáveis. Além disso, outra detalhe chamou nossa atenção: ao buscar informações sobre “reprocessamento de leite” não encontramos nada.

Como falamos no início do texto, a história é manjada e possui outras versões na internet. Em um passado recente, o Boatos.org desmentiu a informação que barrinhas coloridas na caixa de leite serve para indicar se o produto já venceu. Por sinal, a explicação continua sendo a mesma: os polêmicos quadrados coloridos são apenas um teste de impressão.

Na época, a Tetra Pak, marca que produz as embalagens, explicou porque algumas caixas exibem os quadrados coloridos e outras não. Em nota, a empresa informou que trata-se de um teste de cores, que serve para controlar a qualidade da cor dos rótulos das caixas. Confira:

A “barra colorida” que aparece na superfície embaixo de algumas embalagens da Tetra Pak corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão nas embalagens.

Como imprimimos mais de uma embalagem na bobina, não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas as embalagens, por isso encontramos embalagens com e sem a impressão desta “barra colorida”. Há também embalagens que saem com a impressão de pontos no lugar da “barra colorida”, que corresponde ao controle de registro da máquina de impressão.

Ressaltamos que as embalagens da Tetra Pak não são reaproveitadas, respeitando assim a legislação existente para embalagens de alimentos e bebidas. O foco da Tetra Pak está no fomento da reciclagem das embalagens, por meio de parcerias com empresas que desenvolvem novos produtos a partir das embalagens recicladas, como poltronas, pranchetas, pastas, canetas, entre outros.

Por fim, mas não menos importante, a história de “leite reprocessado” não faz o menor sentido. A prova está na explicação do Laboratório de Consumo & Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que indica que o reprocessamento do leite escureceria o produto, deixando meio “caramelizado”. Logo, se o leite fosse reprocessado, a forma de identificá-lo não seria pela embalagem.

Resumindo: a informação de que o leite reprocessado é colocado em caixas com quadrados coloridos é falsa. A história não passa de mais uma fake news sobre alimentos vencidos, estragados e reaproveitados. Ou seja, tudo #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.