Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Cuidado com a lei do 1 minuto e meio ao acordar para não ter um AVC #boato

Cuidado com a lei do 1 minuto e meio ao acordar para não ter um AVC #boato

Boato – Pesquisas confirmam que acordar e ir imediatamente ao banheiro pode desencadear um AVC e que é preciso ter cuidado para cumprir a lei do 1 minuto e meio.

Quem nunca sonhou que estava prestes a ir ao banheiro e teve que acordar correndo para não fazer xixi na cama? Bom, na pior das hipóteses, eu chuto que 99,9% das pessoas já passaram por esse momento traumático e quase trágico. Mas ao que parece, essa atitude pode te colocar em sérios problemas.

De acordo com uma postagem que vem circulando nas redes sociais aqui do Brasil e em Angola, levantar repentinamente da cama e se dirigir ao banheiro para fazer suas necessidades pode ser uma prática perigosa e mortal. O texto deixa um aviso: espere 1 minuto e meio antes de evacuar. Essa simples mudança poderia salvar a sua vida.

Ainda de acordo com a história, a lei do 1 minuto e meio é comprovada cientificamente e pode ajudar. A explicação para a história toda é que, durante a madrugada, o nosso corpo sofre mudanças cardíacas e o cérebro necessita de um fluxo sanguíneo maior, causando um desmaio em quem levanta muito rápido e, posteriormente, um AVC. “Quando você acorda da cama para ir ao banheiro, você tem que se deitar na cama por 30 segundos e depois se sentar na cama por 30 segundos e abaixar as pernas da cama calmamente e sentar-se na extremidade da cama por 30 segundos e depois vá ao banheiro”, afirma o texto. Confira a postagem:

Cuidado com a lei do 1 minuto e meio ao acordar para não ter um AVC, diz boato
Cuidado com a lei do 1 minuto e meio ao acordar para não ter um AVC, diz boato

Lei do 1 minuto e meio ao acordar pode evitar um AVC?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bem, apesar do texto se esforçar para criar uma explicação plausível para a história toda, devemos destacar que, na verdade, ele não passa de balela. Isso mesmo o que você ouviu: a tal história do AVC ao se levantar muito rápido e ir ao banheiro imediatamente é só mais um boato. Da mesma forma que a tal lei do 1 minuto e meio. Quer saber mais? Continua acompanhando.

Primeiramente, é fácil perceber que tem algo errado nessa história. Assim como em outros boatos já desmentidos por aqui, a postagem que fala sobre o AVC e a lei do 1 minuto e meio apresentam erros ortográficos, de pontuação, pede por compartilhamentos, é extremamente alarmista e possui informações vagas.

E são essas informações que nos levam a questionar algumas coisinhas bem importantes sobre essa história. Por exemplo, o texto fala que a tal lei do 1 minuto e meio é comprovada cientificamente. É comprovada por quem? O autor do texto não apresenta pesquisas, nem cita fontes e muito menos traz resultados ou exemplos práticos.

E esse questionamento nos leva a pesquisar sobre o assunto. E qual foi a nossa surpresa ao descobrir que não existe nenhuma pesquisa relacionada ao tema? E olha que a gente se esforçou, mas não encontramos nenhuma linha afirmando que a tal lei do 1 minuto e meio funciona. Nem em português, nem em inglês e muito menos em espanhol. Acreditamos que francês, alemão e tailandês também não retornem bons resultados.

E se isso ainda não te convenceu, vamos lá. A explicação médica pode deixar tudo mais claro. Quando você passa um longo tempo sentado ou deitado e se levanta rapidamente, você pode sentir tontura ou experimentar uma sensação de desmaio iminente. Isso ocorre, por conta de uma regulação anormal da pressão arterial. Tá vendo? Nada de AVC.

Por fim, é bem fácil perceber que acordar apertado no meio da madrugada e ter que esperar 1 minuto e meio para ir ao banheiro pode causar outros tipos de acidentes. Então, tome cuidado e não acredite em tudo o que lê na internet. A história da tal lei e do AVC não passa de balela. Portanto, se precisar, você pode ir correndo com segurança ao banheiro. Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.