Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Lair Ribeiro está patrocinando remédio Rx20, de prevenção à catarata #boato

Lair Ribeiro está patrocinando remédio Rx20, de prevenção à catarata #boato

Lair Ribeiro está patrocinando remédio Rx20, de prevenção à catarata, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lair Ribeiro está patrocinando o remédio Rx20, de prevenção à catarata. O médico investiu mais de um milhão de reais na pesquisa inovadora das irmãs Clara e Mirella, que reverte problemas na visão causados pela idade.

As pautas de saúde estão sempre na mira dos que gostam de espalhar boatos online. E quando a ideia é vender produtos “milagrosos” e pesquisas “esperançosas” para curar doenças ainda sem cura pela ciência, nem se fala.

Desta vez, uma história que começou a circular na internet dá conta de que o médico famoso da internet Dr. Lair Ribeiro estaria patrocinando um remédio chamado Rx20, que previne a catarata.

De acordo com a publicação, o médico estaria investindo mais de um milhão de reais na pesquisa das irmãs Clara e Mirella, que ficaram conhecidas após aparecerem em suposta reportagem do site G1, da Globo, por supostamente terem encontrado a fórmula para reverter problemas na visão causados pela idade, tais como catarata e cansaço ocular.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A postagem traz um link para um site bem parecido com o G1, com vídeos do médico supostamente falando sobre o produto Rx20, além de trazer o que seriam relatos de famosos que já o utilizaram, tais como a atriz Susana Vieira, o padre Fábio de Melo e o ator Wagner Moura. No fim da página, também é possível encontrar um botão de compra para quem se interessar pelo remédio “das estrelas”. Confira abaixo um dos vídeos exibidos no site em questão e alguns trechos do texto original:

Nunca antes na história o renomado Dr. Lair Ribeiro decidiu investir milhões de reais em uma pesquisa potencial. Depois de ajudar com 1 milhão de reais na pesquisa das irmãs Clara e Mirella, Lair Ribeiro as orientou pessoalmente, ajudando-as a finalizar a fórmula que viria a ser sucesso no tratamento da visão. Apresentando a descoberta como “o maior passo adiante na história do tratamento da visão”, Lair Ribeiro foi rápido em oferecer seu dinheiro para apoiar as irmãs pesquisadoras.

Lair Ribeiro está patrocinando remédio Rx20, de prevenção à catarata?

O médico é um sucesso na internet e, é claro, a notícia de que ele estaria patrocinando um remédio “milagroso” para curar problemas na visão rapidamente se espalhou pelos quatro cantos da internet. Mas será mesmo que Lair Ribeiro está patrocinando o remédio Rx20, de prevenção à catarata? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começo de conversa, não é de hoje que surgem na internet mensagens do tipo “celebridade que patrocinou produto ou pesquisa milagrosa”. Aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos muitas dessas propagandas enganosas que aparecem em formato de notícias com o intuito de vender alguma coisa, como você deve ser lembrar do caso que dizia que Luciano Huck teria feito investimento milionário em pílula para emagrecer da Unicamp; do produto milagroso criado pela Dra. Paula Mello de Campos que garante o sorriso perfeito; ou, ainda, de um super produto de emagrecimento criado pela apresentadora Ana Maria Braga.

Em segundo lugar, é fácil encontrar vários “furos” no próprio site que colocam essa história a perder. Para começar, o exagero nos depoimentos de famosos sobre um produto que nunca tínhamos visto, além de várias montagens mal feitas. Duas delas nos chamou a atenção, em especial: uma que mostra supostamente o Dr. Lair Ribeiro em uma entrevista no Jornal Nacional, da Globo (a imagem é tão falsa, que é possível encontrar a mesma montagem com o apresentador Luciano Huck com uma rápida pesquisa na internet), e a outra que mostra o médico supostamente segurando o tal remédio Rx20 na mão direita (a imagem foi retirada, na verdade, de um vídeo, no qual Lair, obviamente, não está segurando nada).

Além disso, o site nada tem a ver com o G1, o que é fácil perceber não só pela estrutura mal feita, mas também pelos anúncios pouco prováveis de se encontrar no site oficial de notícias da Globo. E, para terminar de vez essa história, que não passa de uma propaganda enganosa, o próprio médico Lair Ribeiro desmentiu tudo através de um comunicado em sua página oficial no Facebook.

“Não quero que você seja enganado por pessoas, sites ou blogs que utilizam meu nome “DR. LAIR RIBEIRO” ou “Dr. Lair” ou “Dr. Ribeiro” para induzir ou facilitar a compra de qualquer produto. Como você sabe, eu não vendo NENHUM suplemento, não represento nenhuma marca, muito menos indico algo específico.”, escreveu.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Lair Ribeiro está patrocinando o remédio Rx20, de prevenção à catarata, não é verdadeira. O site não se trata do G1 de verdade, o que é possível confirmar a partir de vários furos encontrados por lá, como montagens com artistas, além do fato de o próprio médico ter desmentido o caso. Tudo não passa de propaganda enganosa para vender um produto pouco confiável.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/38EOwt0