Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fumar narguilé é como fumar 100 cigarros?

Fumar narguilé é como fumar 100 cigarros?

Boato – Post na internet levanta suspeitas sobre tese de que uma rodada de uma hora do cachimbo oriental equivale a fumar 100 cigarros.

Assim como Palmeiras e Corinthians vivem às turras, como há quem acredite que Capitu traiu Bentinho e quem defenda que não, discussões sobre narguilé e o cigarro geram ânimos exaltados de ambos os lados.

Fumar narguilé equivale a fumar 100 cigarros
Fumar narguilé equivale a fumar 100 cigarros

Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde, o narguilé reúne substâncias tão maléficas à saúde quanto o cigarro e que são ingeridas em alta quantidade. Narguilé equivale a fumar 100 cigarros comuns. O Ministério da Saúde aproveitou e fez um postes (já há algum tempo) apontando que fumar narguilé vale 100 cigarros. Paira sobre muita gente a dúvida: fumar narguilé realmente equivale a 100 cigarros?

A campanha fez com que uma postagem no Facebook se manifestasse contra a premissa. O post já recebeu mais de 15 mil curtidas e 20 mil compartilhamentos, adeptos do narguilé apontam que o cachimbo reúne 5 substâncias maléficas à saúde. Bem menos que as 4 mil do cigarro tradicional. Leia trecho:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

GALERA LEIAM ISSO E MOSTRE PARA PARENTES QUE FALAM MERDA DE VOCÊ FUMAR O SEU NARGUILE E POR FAVOR COMPARTILHEM

Vamos lá, então como muita gente sabe cada cigarro tem mais de 4.500 substâncias, incluindo 60 agentes cancerígenos conhecidos. Já a essência usada no arguile é composta por mel, essência que é o “sabor”, glicerina que faz gerar a fumaça e o fumo que em alguns contém nicotina (Essências de pedra são livres de nicotina, alcatrão e tabaco), no processo de combustão do carvão com pólvora é liberado o monóxido de carbono (CO). Resumindo são apenas cinco substâncias, para os fumos tradicionais.

Comparação da nicotina: a maioria dos cigarros contém até 10mg de nicotina, porém cada tragada o fumante absorve de 1mg a 2mg, vamos supor que um fumante absorva 1mg de nicotina X 20 unidades que é a quantidade de cigarros em uma carteira, o que dá 20mg de nicotina. Enquanto uma caixa de essência de arguile com peso total de 50g tem 0.5mg de nicotina para caixa toda.

Circula pela internet e na mídia a informacão (incompleta) que 1 hora de arguile se compara a 100 cigarros, pois bem, NENHUMA pesquisa diz que o malefício é igual, pois o que equivale é apenas a quantidade de fumaça, a informacão completa seria: a quantidade de fumaça inalada por 1 hora de arguile equivale a quantidade de fumaça de 100 cigarros, sem contar que mais de 80% da fumaça produzida no arguile é apenas agua e glicerina.

 

Arguile faz mal sim. Principalmente para quem costuma usar fumo e carvão de má qualidade. Mas comparado ao cigarro, faz muito menos, pois além de não ter tantas substâncias tóxicas quanto o cigarro, no arguile o fumo é esquentado e dai retirado a sua essência, não sendo queimado diretamente como o cigarro.

A postagem, um tanto quanto bem escrita deixou as pessoas com dúvidas. Será que o narguilé é inofensivo então? Ou ainda: será que fumar narguilé equivale a 100 cigarros? As respostas são sim e depende do ponto de vista, respectivamente.

Antes que você saia correndo e fume narguilé por horas tranquilamente saiba que ele não é tão inofensivo quanto aparenta ser na postagem acima. A postagem afirma que há apenas cinco substâncias no narguilé, mas não leva em conta que as substâncias são feitas de outras substâncias. Ou você acha que “fumo” é só “fumo”? Neste texto, o INCA alerta que, assim como todos produtos derivados de tabaco, o narguilé tem 4.700 substâncias, algumas delas cancerígenas.

Sobre o ponto de um narguilé equivale a 100 cigarros, pense bem antes de você sair fumando 5 maços em uma noite. Se formos levar em conta o quesito inalação de fumaça, a resposta é sim. Vale lembrar que uma sessão de narguilé pode durar horas e “uma fumada” de cigarro dura minutos. Se você for fumar por uma hora vai inalar o mesmo de fumaça. Além disso, em termos de nicotina dá no mesmo fumar um ou outro.

Neste sentido, dá para admitir que o marketing dos “100 cigarros” é um pouco exagerado e não muito preciso. Também não vale muito dizer que o narguilé é a solução para quem quer fumar e não prejudicar a saúde. Enfim, o mais saudável é não fumar nada. Esse é o fato.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.