Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Serviço médico no IASERJ/Maracanã vai fechar por falta de pacientes #boato

Serviço médico no IASERJ/Maracanã vai fechar por falta de pacientes #boato

Boato – Atendimento pediátrico no ambulatório do IASERJ/Maracanã, no Rio de Janeiro, às quintas-feiras será encerrado por falta de pacientes.

É cada vez mais comum encontrar alertas sobre doenças, vacinas e serviços de saúde na internet. A prova disso está na quantidade de boatos sobre alimentos que fazem mal à saúde, remédios e vacinas, câncer e mamografia e gripe que circulam por aí.

A mais nova “corrente do bem” que circula entre usuários do Facebook e do WhatsApp aponta para o fechamento do serviço médico no Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ) no bairro Maracanã, na capital fluminense. O alerta diz que “querem fechar o atendimento por falta de pacientes” e informa que o atendimento do pediatra/homeopata Dr. Mércio Godinho é nas quintas-feiras. Leia o que diz a mensagem:

Pediatra/homeopata no IASERJ/Maracanã. Se puder divulgar, agradeço. Dr. Márcio Godinho IASERJ – Ambulatório do Maracanã às 5as feiras Rua Jaceguai, s/n – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ [telefone] Querem fechar o atendimento por falta de pacientes

Serviço médico no IASERJ/Maracanã vai fechar por falta de atendimento de pacientes?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que muita gente saiu compartilhando a mensagem. Afinal de contas, compartilhar a informação ajudaria a manter o atendimento. Se fosse verdade, sim. Mas como não é, vamos esclarecer porque a mensagem não deve ser compartilhada (pelo menos não dessa forma).

De cara, achamos o alerta muito estranho. Com a saúde em um caos, encerrar o serviço médico por falta de pacientes não faz muito sentido. Além disso, a mensagem apresenta as características clássicas de boatos online: alarmista, com informações vagas e pedidos de compartilhamento.

Mas, não é só isso: ao buscarmos informações sobre o assunto em sites de notícias confiáveis, não encontramos nada. Para a nossa surpresa, encontramos uma notícia no Bom Dia Rio, da Rede Globo, sobre a quantidade de pacientes que tentam marcar uma consulta médica no instituto. A notícia, veiculada no mês passado, mostra centenas de pessoas madrugando na fila do IASERJ. Ou seja, o que não faltam são pacientes procurando por atendimento.

Para não restar dúvidas, entramos em contato com o IASERJ e, ao questionarmos sobre a veracidade das informações, o funcionário do instituto informou que a mensagem não procede e afirmou que o atendimento continua normal. Por sinal, a consulta com o Dr. Márcio Godinho acontece nas quintas-feiras. Mas, ao contrário do que se imagina, a agenda para a marcação dessa especialidade só estará aberta a partir do dia 4 de junho.

Vale lembrar que o IASERJ atende aos funcionários públicos do estado e, desde 2007, ampliou o atendimento para os pacientes do SUS. É bom ressaltar que para marcar uma consulta médica é necessário fazer a carteirinha do instituto. Você pode fazer a carteirinha gratuitamente levando seu RG, CPF e comprovante de residência no IASERJ, de segunda a sexta-feira, até às 14h.

Resumindo: a história de que o serviço médico no IASERJ/Maracanã vai fechar por falta de atendimento de pacientes é falsa. A história não passa da soma de desinformação e alarmismo. Portanto, antes de sair compartilhando certas informações por aí, pesquise e certifique se a história não é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.