Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospital São Lucas zera leitos de UTI e profissionais de saúde cantam louvor cristão #boato

Hospital São Lucas zera leitos de UTI e profissionais de saúde cantam louvor cristão #boato

Hospital São Lucas zera leitos de UTI e profissionais de saúde cantam louvor cristão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois que o hospital São Lucas (de Copacabana, Santos, Curitiba, Aracaju, Ribeirão Preto etc.) zerou os leitos de UTI, profissionais de saúde gravaram um vídeo cantando um louvor cristão chamado Sou Um Milagre.

Felizmente e apesar de ainda estarmos com um número alto de mortes diárias por Covid-19 (não podemos nos contentar com mais de mil pessoas morrendo pela doença diariamente), estamos enxergando uma luz no fim do túnel em relação à pandemia. Tanto que as UTIs dos hospitais estão cada vez com menos internações com a doença.

No meio deste processo, um vídeo emocionante está circulando na internet. Nas imagens, profissionais de saúde cantam um louvor chamado Sou Um Milagre enquanto colegas seguram folhas de papel com nomes de funcionários que deixaram os leitos de UTI e fecham o setor. A filmagem está sendo atribuída ao hospital “São Lucas” de diversas cidades do Brasil.

Vimos versões da história falando que o hospital seria do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, Santos, Curitiba, Aracaju, Ribeirão Preto e outros locais. Isso sem contar com as versões que apontavam que o vídeo havia sido gravado em hospitais de outros nomes ou então sem dizer a cidade do “hospital São Lucas”. Leia a mensagem que circula online (o vídeo você vê na segunda parte do texto):

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Linda homenagem Hospital de São Lucas em Copacabana zerou os casos. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Versão 2: Hospital São Lucas, zera UTI com pacientes de Covid-19. Graças a Deus. Novos tempos chegando Versão 3: Vídeo emocionante gravado na UTI do Hospital São Lucas em Curitiba!

Versão 4: Bom Tarde !!! Hospital São Lucas amanhaceu sem pacientes de covid e fizeram esse lindo vídeo. “Para tudo há um tempo…” Deus tem um propósito e um tempo determinado em tudo. Vendo esse vídeo não tem como não chorar e ajoelhar a Deus . Versão 5: Hospital São Lucas em Curitiba amanheceu assim hoje, sem nenhum paciente de covid e fizeram esse lindo vídeo.

Versão 6: Emocionante. Hospital São Lucas em Aracaju, Sergipe. ZEROU o número de pacientes interessados com Covid-19 . Novos tempos chegando. Que seja o primeiro de muitos hospitais com as UTIs vazias. Versão 1: Hospital São Lucas/ Ribeirão preto, amanheceu sem pacientes de Covid, fizeram este lindo vídeo “Para tudo há um tempo…” Emocionante

Hospital São Lucas zera leitos de UTI e profissionais de saúde cantam louvor cristão?

Como vocês poderão ver logo abaixo, as imagens, de fato, são muito legais e dão, sim, um alento no coração. Por isso mesmo que cá estamos para dar o crédito certo à autoria do vídeo. E ele não é de nenhum hospital São Lucas tampouco das cidades citadas.

É importante citar que alguns elementos nos deixaram muito desconfiados da correção da mensagem que está circulando por aí. Além da multiplicidade de versões (o que denota a farsa), as mensagens que circulam online são vagas, alarmistas (no sentido de ter um apelo forte), têm erros de português) e não citam nenhuma fonte confiável que comprove que o vídeo é mesmo do local.

Além disso, vídeos com descrições erradas de sua origem são mais do que comuns em boatos na internet. Já desmentimos, por exemplo, vídeos com créditos errados como de uma enfermeira com o paciente, de uma enfermeira que teria falado que não havia paciente com Covid-19 no pico da pandemia ou mesmo da médica Luana Araújo falando contra o uso de máscaras.

Ao buscar por “comemorações no hospital São Lucas”, achamos apenas uma notícia, referente à unidade do hospital em Aracaju. De fato, os leitos de UTI foram zerados no hospital em questão. Porém, o vídeo gravado não foi o que está viralizando. Foi de funcionários extravasando sob a música Alegria, de Ivete Sangalo.

Ao buscar pelo vídeo em questão, descobrimos que ele é, na realidade, do hospital João Machado em Natal. Essa publicação da governadora do estado, Fátima Bezerra, fala sobre o fato de leitos criados para pacientes de Covid-19 já estarem atendendo pacientes de outras especialidades. Agora, sim, assista ao vídeo:

Resumindo: apesar de o vídeo ser muito legal, ele não é de uma unidade de um hospital chamado São Lucas tampouco das cidades citadas nas mensagens. Na realidade, ele foi gravado no hospital João Machado em Natal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso