Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospital Militar faz cirurgia de lábio leporino grátis com médicos americanos #boato

Hospital Militar faz cirurgia de lábio leporino grátis com médicos americanos #boato

Boato – 12 médicos americanos estão procurando 135 pacientes para realização de cirurgia de lábio leporino no Hospital Militar. Para mais informações ligue no 222-367-808. 

Algumas condições genéticas e de nascença podem causar grande sofrimento ou até constrangimentos para os portadores de certas doenças ou malformações. Mas graças ao avanço da medicina, muitos quadros podem ser reversíveis.

Dentre eles, podemos citar a má formação conhecida como lábio leporino. A condição é caracterizada por uma abertura no lábio ou palato (céu da boca), que existe desde o nascimento.

Mas segundo publicações, portadores dessa má formação podem conseguir uma cirurgia de reversão do quadro de forma gratuita. De acordo com as postagens, 12 médicos americanos estariam procurando 135 pacientes para a realização da cirurgia no Hospital Militar. Para saber mais, seria só ligar no 222-367-808.Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Por favor Partilhe.. URGENTE . Olá caso conhecem alguém com lábio leporino ou paladar comércio, informa-se que existem 12 médicos americanos dispostos a operar gratuitamente no hospital militar, mas só existem 71 pacientes e são necessários 135 pacientes para operar na próxima semana. . Não fique com a mensagem alguém pode se alegrar ao receber esta notícia. Interessados chamar no: 222-367-808 Hospital Militar

Hospital Militar está fazendo cirurgia de lábio leporino grátis com médicos americanos?

A informação começou a ser bastante compartilhada nas redes sociais e trouxe esperanças para muitos portadores da condição. Afinal de contas, a solução para o problema estaria a um número de telefone: 222-367-808. Porém, será que a informação de que 12 médicos estão interessados em realizar cirurgias gratuitas de lábio leporino? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, a própria mensagem já segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vaga (não informa a data da cirurgia, nem quem são os médicos e muito menos a cidade onde o Hospital fica localizado), alarmista, com erros de português, não cita fontes confiáveis e, ainda por cima, tem pedido de compartilhamento.

Isso, por si só, já foi suficiente para nos deixar com um pé atrás. Resolvemos buscar, então, por outras informações sobre a história. E, bem, pelo conteúdo da mensagem, é claro que a informação seria notícia em qualquer veículo de comunicação (mesmo que regional). Porém, nada encontramos.

Ao observar o número de telefone disponibilizado na publicação (222-367-808), também identificamos algo muito estranho. Além do número começar com o prefixo 222, ele possui 9 dígitos. No Brasil, os números de telefone fixo possuem 8 dígitos e seguem o padrão XWYZ-ABCD.

Mais uma busca pelo número fornecido na postagem e descobrimos que, na verdade, o boato nasceu em língua espanhola. O boato original fala sobre o Hospital Militar da Colômbia. O próprio Hospital Militar da Colômbia, localizado na capital do país, em Bogotá, fez questão de desmentir toda a história na época em que o boato começou a circular por lá. Após viralizar em terras colombianas, ele foi exportado para o México e, depois, para a Argentina. E, por fim, traduzido para o português.

Em resumo: a história que diz que 12 médicos americanos estão procurando 135 pacientes para operação gratuita de lábio leporino no Hospital Militar é falsa! O boato surgiu em língua espanhola e foi traduzido para o português. E para encerrar de vez as dúvidas, o próprio Hospital Militar da Colômbia (onde o boato surgiu originalmente) já desmentiu toda a informação. Sendo assim, não compartilhe. A história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.