Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Graviola cura câncer e é mais eficiente que quimioterapia #boato

Graviola cura câncer e é mais eficiente que quimioterapia #boato

Boato – Graviola é um remédio muito mais forte do que a quimioterapia e ajuda na cura do câncer.

Você já deve ter ouvido falar em vários alimentos que previnem o câncer, e também outros que causam a doença. Desde aquela sua vizinha que diz que você deve consumir determinado produto, até aqueles textos na internet com dicas bizarras. O boato da vez fala que o câncer tem cura e que a solução é a graviola.

Um texto que se espalha pela internet diz que a graviola é um produto capaz de matar células cancerosas e é mais eficaz que quimioterapia. A cura mágica ou a prevenção seria pelo suco de graviola. Quem precisasse, deveria plantar a árvore de graviola em sua casa, pois outras partes da fruta também seriam úteis.

O texto diz que a fonte da informação era um dos maiores fabricantes de medicamentos do mundo, que teria feito mais de 20 testes de laboratórios que revelaram que o alimento destrói as células malignas em 12 tipos cancros, como cólon, mama, próstata, pulmão, pâncreas entre outras.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O texto reforça que o sabor da fruta é agradável e que não produz efeitos colaterais como, por exemplo, na quimioterapia. Além disso, a planta agiria como um espectro de agente antimicrobiano contra infecções bacterianas, seria eficaz contra parasitas internos e vermes.

O tal estudo afirma que os compostos da árvore de graviola se mostrou 10.000 vezes mais eficaz na diminuição de células de cancro que o produto da adriamicina, um fármaco quimioterapêutico, tipicamente usado em todo o mundo. Ao final do texto diz “Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street Baltimore, MD 1201”. O texto, na íntegra, pode ser lido aqui.

Não é a primeira vez que informações como essas são divulgadas na internet. Um caso semelhante é a notícia falsa “limão congelado cura câncer”, que foi desmentida aqui no Boatos.org. E muitos aspectos do texto levam a desacreditar nas informações. A notícia cita uma possível pesquisa de um tal “Instituto de Ciências da Saúde”, porém, não diz qual instituição essa entidade representa. E um estudo tão importante deveria ser reconhecido internacionalmente.

O UOL  também divulgou que o consumo de graviola no combate ao câncer não tem comprovação científica. No máximo, a fruta poderia ser utilizada como coadjuvante no tratamento do câncer. Pode até ser que a graviola e derivados sirvam como remédio de alguma coisa, mas nenhuma relação direta com o câncer foi comprovada.

Ou seja, mais um texto falso compartilhado pelos usuários nas redes sociais e que se trata de um assunto sério, que é a doença do câncer. Por isso, sempre é importante conferir a veracidade das informações e estudos, que são divulgados por aí.