Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Gripe H3N2 é uma farsa porque, na realidade, são casos de Ômicron #boato

Gripe H3N2 é uma farsa porque, na realidade, são casos de Ômicron #boato

Gripe H3N2 é uma farsa porque, na realidade, são casos de Ômicron, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Não existe surto de gripe H3N2. O que ocorre, na realidade, é um aumento de casos da variante Ômicron da Covid-19 que veio nas vacinas.

O Brasil passa por um momento de dúvida em relação à evolução da pandemia. Enquanto a vacinação ainda garante um número menor de óbitos do que em outros momentos, há um cenário de crescimento de casos causados pela variante Ômicron e, de quebra, alguns estados brasileiros enfrentam um surto de gripe. Mais exatamente de uma variante do vírus H3N2 (chamada de Darwin).

Posto o cenário, saiba que uma mensagem negando o que está ocorrendo está circulando, olha só, entre negacionistas. O texto carrega uma teoria de que o surto de H3N2 seria falso e que, na realidade, o que está ocorrendo é uma explosão de casos de Ômicron que estão sendo ocultados porque o vírus teria vindo nas vacinas. Leia uma das versões dos textos que circulam por aí:

A gripe H3N2 é uma farsa! Trata-se da variante ÔMICRON. Inventaram essa “Gripe do Verão”, pra o povo não perceber que esse surto é de COVID. Um surto de COVID atingindo os totalmente vacinados, iria desmoralizar as vacinas, trazer a revolta é descrença dos vacinados pra tomar próxima dose, além de derrubar a narrativa do passaporte sanitário. ACORDEM, NÃO HÁ UM SURTO DE GRIPE, HÁ UM SURTO DE COVID. Veio nas vacinas.

Gripe H3N2 é uma farsa porque, na realidade, são casos de Ômicron?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A mensagem não demorou para circular com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que alguns imaginam, a tese em questão não passa de mais um amontoado de (des)informações sem pé nem cabeça.

A mensagem, o histórico e a ausência de fontes confiáveis que falem sobre o assunto já nos deixam mais do que desconfiados. O texto que circula por aí tem características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e ausência de citação de fontes confiáveis.

Além disso, não é de hoje que informações falsas sobre “o vírus ser uma farsa”. No Boatos.org, muitas das quase 900 fake news sobre a pandemia que já desmentimos falam sobre “o vírus ser uma farsa”. Claro, não passam de teorias sem nenhuma lógica.

Ao buscar pela origem do assunto, descobrimos que, assim como em tantos outros boatos, ela “brotou em redes sociais”. Ela não está balizada em nenhuma fonte confiável. Pelo contrário: fontes confiáveis desmentem a tese apontada.

Sobre a Ômicron ser “causada pelas vacinas”, já falamos sobre isso aqui. Não há qualquer lógica na tese apresentada nas mensagens. A Ômicron nada mais é do que uma variação genética do Sars-CoV-2. A mutação não se deu por causa das vacinas. Pelo contrário: a falta de vacinação ajuda no espalhamento do vírus e propicia um cenário para variantes.

Sobre o H3N2 ser uma farsa, também não há uma lógica. Além de ser um pouco bizarro acreditar que “o segredo” foi guardado no meio científico e revelado apenas por um “usuário iluminado” de redes sociais, a tese é facilmente refutada com o conhecimento de como é a metodologia de detecção de uma infecção por vírus.

No Brasil, via regra, as pessoas com sintomas gripais estão sendo testadas para Covid-19. Se fosse um caso de Ômicron, o primeiro teste (caso não seja um falso negativo) já detectaria. A partir do primeiro negativo é que as pessoas testam para influenza (gripe). Caso seja positivo, está decretado: a pessoa teve gripe e não Covid-19. Em alguns casos, está sendo feito um sequenciamento genético para descobrir qual tipo de influenza é responsável pela infecção. É aí que se chega ao H3N2.

Resumindo: além de a mensagem que está circulando não ter lógica e não ser balizada por fontes confiáveis, uma olhada sobre o cenário atual da pandemia derruba totalmente a tese de que o “H3N2” é uma farsa e que a Ômicron foi causada pelas vacinas. Não passa de um amontoado de besteiras que circulam por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso