Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Governos de Pernambuco e Rio Grande do Norte colocam areia em caixa de álcool gel #boato

Governos de Pernambuco e Rio Grande do Norte colocam areia em caixa de álcool gel #boato

Governos de Pernambuco e Rio Grande do Norte colocam areia em caixa de álcool gel, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pernambuco e Rio Grande do Norte enviam supostas caixas de álcool em gel com areia às Secretarias de Saúde para fraudar as entregas. 

A pandemia da Covid-19 alterou muitos hábitos ao redor do mundo e incluiu outras práticas no dia-a-dia de muita gente, como o uso de máscara e do álcool em gel. Para muitas pessoas, o hábito de carregar um frasco de álcool em gel na bolsa já é antigo (e vem, principalmente, do período do surto de H1N1), o que facilitou (e muito) a adaptação às novas práticas durante a pandemia.

Entretanto, de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que a população dos municípios de Pernambuco e do Rio Grande do Norte deveriam se preocupar com a disponibilidade de álcool em gel na região. Segundo o vídeo que acompanha a mensagem, os governos dos dois estados estariam enviando às Secretárias de Saúde caixas recheadas de areia e com apenas dois litros de álcool em cada uma. Ainda de acordo com as publicações, isso se trataria de um golpe. Confira:

Versão 1: “GOVERNO DE PERNAMBUCO ENVIA CAIXAS CHEIA DE AREIA PARA OS MUNICÍPIOS GOVERNO DE PERNAMBUCO ENVIA CAIXA COM DUAS GARRAFAS DE ÁLCOOL E CHEIA DE AREIA PARA OS MUNICÍPIOS Olha o presentinho que o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara Lenta, distribuiu no Estado, em várias cidades, repare só na sacanagem!”. Versão 2: “Olha que absurdo.. Caixas que deveriam vir cheias de álcool para desinfecção nas unidades de saúde do Recife, vem cheias de AREIA. Isso que dá estado governado pelo PT”. Versão 3: “Governo do RN manda caixas de álcool gel com areia e apenas 2 garrafas por vc caixa que deveria conter no mínimo 10 unidades corrupção na veia”.

Governos de Pernambuco e Rio Grande do Norte colocam areia em caixa de álcool gel?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

As imagens rodaram a internet e causaram revolta entre os internautas. Mas será que essa história de que os governos de Pernambuco e Rio Grande do Norte realmente teriam enviado caixas de álcool em gel cheias de areia aos municípios da região é verdade? Não é!

Vamos aos fatos! Para começo de história, as publicações apresentam diversas características de fake news. Elas são vagas, alarmistas, possuem erros de português, pedido de compartilhamento e não citam fontes confiáveis.

Além disso, o histórico de informações falsas relacionadas a governadores durante a pandemia não para de crescer. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias sobre o assunto, como a que dizia que o governo de Pernambuco teria comprado 140 Jeep Renegade, sem licitação, para fazer bloqueios durante a quarentena. Também a que indicava que o governo de Pernambuco teria proibido a transmissão de missas e cultos religiosos online durante a quarentena e, por fim, a que apontava que o governo do Ceará teria proibido o uso da bandeira do Brasil em carros no estado.

Dito isso, vamos desmentir a história por partes. A primeira versão, que fala sobre Pernambuco, não tem nada de real. O governo local informou que o vídeo não foi gravado em Pernambuco. Em nota, o governo também ressaltou que o governo do estado distribui embalagens de 5 litros, 500ml e 100ml de marca diferente da que aparece no vídeo.

Já a segunda versão, que cita o Rio Grande do Norte, também foi desmentida. Vale ressaltar que o vídeo, de fato, foi gravado no estado, mais precisamente no Hospital Regional do Seridó, no município de Caicó. Entretanto, nem o material foi “dado pelo governo do Rio Grande do Norte”, muito menos a “areia” é uma tentativa de fraude. Os produtos, na verdade, vieram do Ministério da Saúde. Já a areia, na realidade, trata-se de grânulos para absorção de líquidos inflamáveis. Eles foram usados para evitar possíveis acidentes caso os frascos viessem a se romper.

Em resumo: a história que diz que os governos de Pernambuco e Rio Grande do Norte enviaram caixas de álcool em gel com areia para municípios da região é falsa! O vídeo foi gravado em Rio Grande do Norte, porém, o material não tem nada a ver com o governo estadual. As embalagens que aparecem no vídeo foram doadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, a tal “areia” não é uma tentativa de fraude. Os grânulos, na verdade, são um material para absorção de líquidos inflamáveis e precisam ser usados nesse tipo de transporte de carga para evitar acidentes, caso os frascos se rompam. Ou seja, tudo não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp