Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Frutamida é descoberta como a cura da Covid-19 #boato

Frutamida é descoberta como a cura da Covid-19 #boato

Frutamida é descoberta como a cura da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Médico anuncia que a Frutamida é a cura da Covid-19. É um remédio de baixo custo contra o coronavírus.

Em termos de fake news sobre Covid-19, só há uma coisa mais bizarra do que uma notícia falsa: a “variante” dela. Não são raras as vezes que uma notícia falsa circula, é desmentida e, posteriormente, uma versão com mais erros ainda viraliza. É o caso da história de hoje, que cita um medicamento chamado “Frutamida”.

De acordo com os textos que estão circulando em redes sociais (normalmente acompanhados de um vídeo que não será exibido aqui), a Frutamida foi descoberta como a cura da Covid-19. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: EM NOME DE JESUS CRISTO! GLÓRIA A DEUS! Médico revela que descobriu a cura do Covid é só manipular a FRUTAMIDA que é um remédio de baixo custo. Versão 2: FRUTAMIDA – A CURA : Uma luz no fim do túnel ! Aleluia ! Bom dia ! Bjs

Frutamida é descoberta como a cura da Covid-19?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem está se arrastando na internet desde o mês passado (março de 2021). Porém (e infelizmente), não é verdade que a “Frutamida” foi descoberta como a cura da Covid-19.

Não há como a Frutamida ser a cura da Covid-19 por um simples motivo: não existe um remédio chamado Frutamida. Na realidade, as mensagens que se espalharam pela internet são uma versão de uma mensagem que aponta que a FLUTAMIDA (isso, com L) seria a cura da Covid-19. Na realidade, pegaram o vídeo em questão falando sobre a flutamida e saíram espalhando a mensagem de que “Frutamida” seria a cura.

Neste momento, você deve estar me perguntando se a flutamida (com L) é a cura da Covid-19. Trata-se de um boato já desmentido no Boatos.org. Leia o que escrevemos sobre o assunto:

Além dos casos mais famosos (e derrubados pela ciência) da cloroquina (incluindo a hidroxicloroquina) e ivermectina, remédios como a nitazoxanida e carvativir se apresentaram como promissores, mas as expectativas não se concretizaram.

O que temos com a Flutamida é um enredo mais ou menos parecido. Ao buscar por informações sobre estudos envolvendo o remédio ou quaisquer informações de autoridades em saúde sobre o uso dessa medicação contra a Covid-19, nada encontramos. Tudo que temos são relatos de que “alguém se curou por que tomou Flutamida”. Ou seja: evidências anedóticas e não científicas.

Em uma doença como a Covid-19, em que o grau de letalidade é, de acordo com a OMS, de 0,6%, é necessário que se façam estudos rigorosos do tipo “duplo-cego” para que se tenha uma conclusão em relação à eficácia da medicação. Para além disso, o estudo deve ser revisado por pares e publicado em uma revista científica. E, como falamos anteriormente, nada há qualquer estudo sobre a Flutamida publicado até o momento.

Para além disso, é importante citar que, além de não ter a eficácia comprovada, a medicação pode causar problemas se tomada em excesso. Estudos apontam para o grau de hepatotoxicidade da medicação. Em 2004, a Anvisa chegou a alertar que o remédio (que também chegou a ser usado para tratamento de acne e alopecia de forma off-label) causou a morte de quatro mulheres. A Folha chegou a fazer uma matéria na época.

Antes que você pergunte, também não é verdade que há evidências científicas suficientes para apontar (pelo menos até o momento) que a proxalutamida seria a cura da Covid-19. Apontamos neste texto que é preciso analisar mais alguns dados investigações para se chegar a essa conclusão.

Resumindo: a história que aponta que a Frutamida é a cura da Covid-19. Na realidade, a mensagem é uma versão modificada de um boato que já havíamos desmentido aqui no Boatos.org. Infelizmente, é mais um boato sobre cura da Covid-19 que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy