Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Foto mostra tese de doutorado da Dra. Nise Yamaguchi escrita à mão #boato

Foto mostra tese de doutorado da Dra. Nise Yamaguchi escrita à mão #boato

Foto mostra tese de doutorado da Dra. Nise Yamaguchi escrita à mão, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Foram divulgadas as imagens da tese de doutorado da Dra. Nise Yamaguchi. Na capa está escrito “Trabalho de Doutorado” à mão.

O depoimento da médica Nise Yamaguchi na CPI da Pandemia foi, sem dúvida, um dos mais polêmicos até o momento. Defensora de medicações como a hidroxicloroquina (que, como apontamos diversas vezes aqui, não tem eficácia comprovada) e apontada como uma das conselheiras do presidente Jair Bolsonaro, Nise foi confrontada por fatos apontados por senadores e muito criticada pelos seus posicionamentos.

Depois do depoimento de Nise à CPI, começou a circular na internet uma imagem do que seria a capa da tese de Doutorado dela. Junto com mensagens como “Divulgadas imagens da Tese de Doutorado da Dra. Nise Yamaguchi” e “Caiu na rede: A tese de doutorado de Nise Yamaguchi”, a foto mostrava um desenho quase infantil da tese com os dizeres “trabalho de doutorado”, “Nise Yamaguchi” e “São Paulo 2019”.

Foto mostra tese de doutorado da Dra. Nise Yamaguchi escrita à mão?

A imagem se espalhou em muitas redes sociais (principalmente no Twitter) e também circulou pelo WhatsApp. Porém (e ao contrário do que algumas pessoas pensavam), as imagens não são da “tese de doutorado” da Dra. Nise Yamaguchi.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

As mensagens que acompanhavam a imagem já nos deixaram desconfiados. São vagas (não apontam, por exemplo, de onde seria o tal trabalho), chamam atenção e fomentam um lado do nosso polo político (têm caráter alarmista) e não citam nenhuma fonte confiável.

Ao buscar por mais informações em fontes confiáveis, logo descobrimos que os dados na imagem não batiam com o currículo da Dra. Nise Yamaguchi. Ao buscar por informações de Nise na plataforma Lattes, há a informação de que ela defendeu a tese de doutorado em 2002. Na imagem, está escrito “São Paulo 2019”.

Ao buscar pela imagem em datas pregressas, descobrimos que não é a primeira vez que a “o trabalho de doutorado” é atribuído a alguém a uma figura pública. Em 2020, a imagem viralizou como se fosse o “trabalho de doutorado” de Carlos Alberto Decotelli (que chegou a ser apontado como ministro da Educação de Bolsonaro, mas caiu após polêmica relacionada ao seu currículo). Ou seja: sequer é recente.

Resumindo: a imagem que está circulando na internet não é da tese de doutorado de Nise Yamaguchi. Além de a tese dela ser de 2002 (e não 2019), a imagem já foi utilizada como se fosse de outras figuras do meio político brasileiro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1