Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Foto falsa: mulher dá a luz em frente à maternidade Bom Pastor

Foto falsa: mulher dá a luz em frente à maternidade Bom Pastor

Boato – Após não ser atendida, uma mulher se sentou na rua, e sem perceber, um bebê caiu no chão. Isso teria acontecido na maternidade Bom Pastor, da cidade de Queimados (RJ).

Esse é mais um exemplo de “foto denúncia” que não passa de uma montagem, mas que faz sucesso na rede. Desde o mês de dezembro de 2013, circula na internet uma imagem de uma mulher negra sentada na rua e um bebê caído no chão. Não se sabe a origem da mensagem, mas faz uma denúncia contra a maternidade Bom Pastor, da cidade de Queimados, no Rio de Janeiro. Leia:

Descaso é isso aqui, ó: Ontem, uma mulher chegou à maternidade da “Bom Pastor” sentindo fortes dores em sua barriga. O médico se virou e disse à ela que ainda não estava na hora de seu bebê nascer. A mulher atravessou a rua, voltou à sentir dores, sua bolsa estourou e seu bebê caiu no chão. E ainda há quem passe a mão na cabeça desses médicos safados! Alegaram falta de incubadoras. É o ápice do ridículo! Me enoja! Me faltam as palavras! Lamentavelmente, é mais uma vida que se vai. Brasil, mostra a tua cara!

É um absurdo as coisas que acontecem nesse país. Essa senhora foi até uma unidade de saúde em Queimados no RJ e lá disseram que as dores que ela sentia não era nada. A mandaram de volta para casa sem ao menos consultá-la, alguns minutos depois ela sentou-se na praça proxima a unidade de saúde, começou a passar a mal…. e a imagem mostra o que aconteceu. Mas tudo bem não é? Ano que vem tem carnaval, tem copa do mundo e com certeza mais vítimas da Saúde e Educação dessa m… de país. Brasil – um país de tolos

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Como podemos ver, a imagem causou indignação nas pessoas. Tanto que as mensagens têm muitos xingamentos e pouca informação. Resolvemos procurar na internet mais informações a respeito do caso. Não encontramos uma matéria que falava do tal “flagra”. Será que não seria uma pauta para veículos de mídia?

Só para constar, a tal maternidade Bom Pastor, de Queimados, tem um histórico de problemas com recém nascidos. Essa reportagem da Record fala de um caso mal explicado de morte de um bebê. O mesmo caso é relatado pelo jornal Extra. Mas nada do tal caso que viralizou em redes sociais. Porque será?

Resolvemos, então, analisar a tal imagem. Alguns fatores apontam que se trata de uma montagem. O primeiro é relativo a própria lógica da imagem. Será que ninguém faria nada para ajudar a mulher? E se ela estivesse acabado de dar a luz, será que não estaria com outra expressão? Afinal, ter um bebê não é uma das tarefas mais fáceis.

Tem mais: a cor do bebê destoa da cena. Note que há luz do sol incidindo na perna da mãe, mas ela não passa para a parte onde está a poça de água e o bebê. Além disso, não há respingos de líquido na parede em que ela está sentada. Note que a poça de água vai até uma distância considerável. Por fim, o bebê parece ser muito claro para ser filho da mulher negra. Esse indícios apontam que a história é falsa e que a foto é uma montagem.