Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Foto mostra coração humano cheio de larvas por causa de carne de porco #boato

Foto mostra coração humano cheio de larvas por causa de carne de porco #boato

Foto mostrou coração humano cheio de larvas por causa de carne de porco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – De acordo com foto, consumir muita carne de porco pode causar infecção por larvas em coração de humanos. 

Sabemos que a internet está recheada de fake news, especialmente nos últimos anos, certo? Mas também é importante lembrar que existem boatos que perduram além do tempo.

Temos como exemplo o famoso consumo de leite com manga ou o caso do desaparecimento da estudante Ashley Flores. E nem a carne de porco escapa dessa, fazendo com que muitas pessoas deixem de consumir o alimento.

Na história de hoje, a carne de porco volta a “atacar”. Dessa vez, o coração. De acordo com uma imagem que está circulando nas redes sociais, comer muita carne de porco pode causar larvas no coração. Em apenas uma semana, a publicação já teve mais de 204 mil compartilhamentos. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“quando vc come muito a carne de porco o teu #coração fica assim cuidado ainda pode lhe custar a vida partilha pra que todo mundo saiba disto obs:salva vida do teu proximo”.

Foto mostrou coração humano cheio de larvas por causa de carne de porco?

Como já foi dito anteriormente, a publicação teve uma grande repercussão na internet. Mas será que essa história de que comer muita carne de porco pode causar larvas no coração é verdade? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Primeiramente, é importante destacar algumas características no texto que causam dúvidas. Ele apresenta o combo de fake news na internet: é vago, alarmista, possui erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis.

Além disso, diversos boatos relacionados à saúde circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu vários (mas vários mesmo!) deles, como a história que dizia que energéticos derretem alimentos e fazem mal à saúde. Também a que apontava que misturar Coca-Cola com abacaxi é um veneno e pode matar e, por fim, a que indicava que colocar limão na cerveja pode ser fatal.

Ao analisar a imagem que acompanha o texto, conseguimos matar a charada. Descobrimos que a foto foi publicada, originalmente na página Anatomia É, em outubro de 2018. Na publicação original, a página ressalta que a imagem mostra um coração suíno infectado por cisticercose (uma doença causada por larvas do tipo Taenia solium). Ou seja, não é um coração humano. Segundo a publicação, casos de cisticercose no coração, em especial, no miocárdio são raros.

Vale ressaltar que essa história também circulou em outras línguas, como em espanhol, e foi desmentida pelo serviço de fact-checking da AFP. O site conversou com um médico que afirmou ser muito improvável que um humano tenha esse problema. Segundo o especialista, para um humano se contaminar, o porco deve comer lixo contaminado e sua carne não ser suficientemente cozida. Porém, ainda de acordo com o site, o aumento de normas de higiene na produção de suínos tem diminuído cada vez mais os casos de cisticercose.

Em resumo: a história que diz que uma foto mostra um coração humano infectado por lavar por causa do consumo de carne de porco é falsa! A foto, na verdade, mostra o coração de um porco, não de um humano. Além disso, um médico já disse que uma infecção desse tipo é muito pouco provável em humanos, devido, principalmente, às normas de higiene. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/38EOwt0