Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fique ligado: 7 mitos sobre câncer que sempre circulam na web

Fique ligado: 7 mitos sobre câncer que sempre circulam na web

Um dos piores tipos de boatos que existem são os relacionados ao câncer, curas milagrosas ou alimentos que as causa. Leia a nossa lista.

No mês de agosto de 2015, uma história causou grande repercussão na internet. Ela dizia que um brasileiro havia descoberto a cura do câncer e havia sido preso. Como plano de fundo da história, havia uma reportagem da EPTV (filiada da TV Globo). Se você acompanha o Boatos.org pode perceber que a história não era bem assim.

Câncer é um dos principais alvos de boatos na internet
Câncer é um dos principais alvos de boatos na internet

Se você nos acompanha também sabe que não é primeiro nem o último boato envolvendo câncer. Seja falando da cura da doença, de possíveis tratamentos ou de causadores, a doença é sempre alvo da boataria. Para você relembrar e não cair mais na história, o Boatos.org fez uma seleção de sete desses mitos que circulam online. Para ler a explicação sobre os boatos é só clicar no link:

1 – Brasileiro descobre cura do câncer e é preso

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A primeira história da nossa lista é o boato que circulou em 2015. A realidade é que nem ele foi preso nem descobriu a cura do câncer. Mas você se engana se é a primeira vez que salvadores da pátria aparecem na internet. No Boatos.org já falamos de casos parecidos na Itália e Venezuela.

2 – Graviola cura câncer e é mil vezes mais forte do que quimioterapia

Histórias de frutas que curam o câncer são comuns na internet. Uma das mais populares delas diz que a graviola cura o câncer. Apesar de realmente existirem estudos sobre a fruta, nada foi comprovado. Ou seja, nada de parar tratamentos tradicionais para usar graviola.

3 – Limão congelado cura câncer

O limão também é apontado como um dos heróis na luta contra o câncer. Um dos textos, que circula muito tempo na web, aponta que um dos tratamentos é congelar limão e usá-lo para temperar a comida. Outro diz que limão e bicarbonato de sódio cura a doença. Claro que as duas histórias cheiram a boato.

4 – Skol causa câncer e tumores no reto

Uma história sobre o câncer causado pela cerveja Skol é uma das mais populares de 2015. O texto diz que pessoas foram internadas com suspeita de tumores no reto após “ingerirem grandes doses de Skol”. Detalhe: a história é tão falsa que o mesmo texto é compartilhado colocando a Fanta Uva como vilão.

5 – Batom com chumbo causa câncer

Outra história medonha fala que várias marcas de batons foram retiradas do mercado após descobrirem que causam câncer. Apesar de assustadora, já foi comprovado que a história é falsa.

6 – Ar condicionado de carros causa câncer por causa do benzeno

Outra história um tanto quanto mal contada é a que diz que o ar-condicionado de carros causa câncer por causa do benzeno. A história ficou popular em redes no ano de 2014 após Álvaro Garneiro compartilhar uma foto em um carro conversível e contar a história. Detalhe: apesar do famoso compartilhando, a história é uma bobagem.

7 – Site do câncer de mama precisa de cliques para não acabar

Quando se trata de câncer e boatos, as boas intenções são, na maioria das vezes, combustível para as histórias falsas. Um dos casos mais ilustrativos é o que manda o usuário entrar no site do câncer de mama para ele não acabar. Apesar das boas intenções, a história foi desmentida pelo próprio site. Tão absurdo quanto é o boato é a história de que o Inca precisa de doação de toucas.