Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Ferver Coca-Cola prova que beber refrigerante faz mal #boato

Ferver Coca-Cola prova que beber refrigerante faz mal #boato

Ferver Coca-Cola prova que beber refrigerante faz mal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de fervida, Coca-Cola vira substância pegajosa e escura e é a prova de que refrigerante faz mal à saúde. 

Na internet, há alguns anos, fake news sobre usos inusitados de alimentos ou objetos eram uma verdadeira febre entre os internautas. Diversas pessoas perdiam tempo elaborando apresentações de Power Point e distribuindo as histórias por e-mail ou blogs pessoais.

Naquele passado não tão distante assim, quando os vídeos começaram a se tornar populares e acessíveis na internet, o que não faltaram foram vídeos tutoriais que (supostamente) mostravam absurdos que as empresas gostariam de esconder de seus clientes.

E a história de hoje é exatamente sobre isso. De acordo com um vídeo que ganhou popularidade nas redes sociais, ferver Coca-Cola seria a prova de que beber o refrigerante faria mal à saúde. “COCA COLA – VOCÊ SABE O QUE ESTÁ TOMANDO?” e “Coca cola depois de fervida,olha o perigo de tomar esse veneno”, dizem algumas das mensagens.

Ferve Coca-Cola prova que beber refrigerante faz mal?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O vídeo fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente surpresa. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta dos diferentes processos (fervura e digestão).

Para começo de história, é importante lembrar que refrigerantes foram feitos para serem bebidos e não fervidos. Dito isso, também é importante ressaltar que o processo de fervura e de digestão são completamente diferentes. Há alguns anos, um vídeo parecido com a história de hoje também causou espanto em pessoas que gostavam de beber Coca-Cola. Na oportunidade, uma pessoa simulava a reação do refrigerante ao entrar em contato com os ácidos presentes no estômago. Como resultado, o vídeo mostrava que a Coca-Cola se tornava uma substância escura e pegajosa (assim como o vídeo de hoje).

Entretanto, na época, cientistas desmentiram a informação e provaram que a substância usada para simular os ácidos presentes no estômago, na realidade, era ácido sulfúrico. Pois bem, o processo do vídeo hoje também tem uma explicação simples. Ao ferver um refrigerante, todo o líquido da bebida é evaporado. Com isso, restam apenas as substâncias que conseguem atingir o ponto de ebulição, como o açúcar, o xarope e os conservantes. Isso resulta na massa escura, pegajosa e esquisita, que mais parece um piche.

Mas isso não é exclusividade da Coca Cola. Qualquer bebida com alto teor de açúcar, como outros refrigerantes e leite com a presença dessa substância, também se transformam nesse xarope esquisito ao serem fervidos. E se você ainda tem curiosidade para saber o que acontece (de verdade) quando a Coca-Cola chega ao seu estômago, o canal Ask a Scientist Show fez o teste, em 2017.

Bom, então quer dizer que se a Coca-Cola não se transforma em um xarope gosmento em nosso estômago, podemos beber o refrigerante sem maiores preocupações? Na verdade, não! Assim como diversos profissionais da saúde já estão cansados de repetir, os refrigerantes não possuem nenhum valor nutricional e podem sim prejudicar a saúde, contribuindo para o desenvolvimento de diversas doenças e problemas metabólicos.

O médico Drauzio Varella destacou que os refrigerantes de cola possuem cafeína, o que causa dependência. Além disso, também possuem um alto teor de açúcar, que pode desencadear ou agravar problemas de saúde (como diabetes), e o gás, que causa distensão abdominal. Ou seja, se for consumir refrigerante, beba com moderação.

Em resumo: a história que diz que ferver Coca-Cola provaria que refrigerante faz mal à saúde, porque se transforma em substância pegajosa e escura é falsa! O vídeo não prova nada, simplesmente porque a Coca-Cola não se transforma nessa substância quando chega ao estômago. De fato, beber refrigerante com frequência pode desencadear diversos problemas no organismo e doenças. Por isso, é importante consumir com moderação (caso você decida beber qualquer tipo de refrigerante). Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: