Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Exército construiu 2.000 leitos de hospital em apenas 48 horas #boato

Exército construiu 2.000 leitos de hospital em apenas 48 horas #boato

Exército construiu 2.000 leitos de hospital em apenas 48 horas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Exército Brasileiro construiu 2 mil leitos de UTI em 48 horas para tratar pacientes com o novo coronavírus. Número é maior do que o de leitos construídos pela China e ninguém fala.

A sobrecarga dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma das maiores preocupações relacionadas ao coronavírus. A escalada de novos casos de Covid-19 no país, que soma 432 mortes e mais de 10 mil casos confirmados, ameaça hospitais com superlotação e um colapso no sistema por falta de leitos.

Em meio à pandemia, boatos e informações equivocadas confundem muita gente por aí. A última que circula online aponta que o Exército Brasileiro criou 2 mil leitos em 48 horas para atender pacientes com o novo coronavírus. A mensagem compara a agilidade do Exército, de apenas 48 horas, com a China, que construiu 1.000 leitos em 10 dias. Leia o que dizem algumas versões:

Versão 1: China 1.000 leitos em 10 Dias X Exército do Brasil 2.000 leitos em 48 hrs . (ninguém fala) Versão 2: China construiu 1000 leitos em 10 dias. Exército Brasileiro 2000 em 48 hrs e ninguém fala nada!!! Essa é a mídia brasileira!!!

Exército construiu 2.000 leitos de hospital em apenas 48 horas?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Embora o Exército tenha adotado uma série de medidas para frear o impacto do novo coronavírus, não é verdade que os militares construíram 2.000 leitos em apenas 48 horas. Continue lendo e entenda os porquês.

Ao bater o olho no texto, ficamos com a pulga atrás da orelha. O motivo? A mensagem carrega as principais características de boatos online. É vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. A publicação também segue a onda de fake news sobre o novo coronavírus, muitas delas desmentidas aqui, no Boatos.org.

Com isso, resolvemos buscar mais informações sobre o assunto, já que o desempenho dos militares causaria, no mínimo, uma grande repercussão na mídia. Mas, ao procurar pela informação, descobrimos que o texto, mesmo curto, estava cheio de erros.

O primeiro deles estava relacionado aos leitos construídos na China. Isso porque o texto baseia-se na premissa de que o “máximo que a China consegue fazer é mil leitos em 10 dias”. Pois bem, diferente do que o texto afirma, o país construiu durante o surto 16 hospitais e 13 mil leitos, conforme aponta a Comissão Nacional de Saúde da República Popular da China.

Em fevereiro, o país inaugurou em Wuhan, cidade chinesa onde começou a epidemia, o Hospital Huoshenshan com 1.000 leitos. A unidade foi construída 10 dias depois do início das obras, em 23 de janeiro de 2020. Depois, um segundo centro médico, o Leishenshan, foi inaugurado. O hospital, construído em uma semana, tinha 1,6 mil novos leitos para tratar pacientes com a doença.

Ao todo, foram 16 hospitais e 13 mil leitos que, agora, serão desativados após a contenção do surto de coronavírus. Vale dizer que, segundo as autoridades chinesas, o tempo médio para a construção dos hospitais temporários foi de um dia.

Os números do Exército também estão equivocados. A “notícia” foi checada por outros sites de fact checking como a Lupa, o Projeto Comprova e o Fato ou Fake e, em todos os casos, o Exército desmentiu a informação.

Ao Projeto Comprova, o Ministério da Defesa informou que a informação não procede e que as Forças Armadas estão atuando “no apoio para a montagem de hospitais de campanha”, mas não foi registrado até o momento nenhuma construção de dois mil leitos em apenas 48 horas.

De acordo com a Lupa, até o dia 02 de abril de 2020, havia apenas 30 novos leitos montados pelo Exército no país, que ainda não estão liberados para uso. Os leitos estão localizados em Boa Vista (RR) e fazem parte da Área de Proteção e Cuidados (espaço que atende brasileiros e venezuelanos com Covid-19).

Além dos hospitais de campanha, o Exército possui outras ações para conter o avanço do coronavírus no país. Uma delas é a desinfecção de praças, pontos de ônibus, postos de saúde e entre outras, conforme aponta a matéria do Fato ou Fake.

Resumindo: apesar dos esforços, o Exército Brasileiro não construiu 2.000 leitos de hospital em apenas 48 horas (pelo menos não até agora). Ou seja, a história não passa de muito alarmismo e falta de informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f