Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Enfermeiras de Paraty (RJ) são internadas após receberem vacina chinesa contra Covid-19 #boato

Enfermeiras de Paraty (RJ) são internadas após receberem vacina chinesa contra Covid-19 #boato

Enfermeiras de Paraty são internadas após receberem vacina chinesa contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Duas enfermeiras do Hospital de Paraty (RJ) foram internadas após tomar a vacina CoronaVac contra a Covid.

As vacinas são, sem dúvidas, uma das grandes conquistas da humanidade e responsáveis por salvar uma quantidade inimaginável de vidas. Mas, ainda assim, muita gente tem dúvidas sobre a sua eficácia e medo dos seus efeitos colaterais, ainda mais quando se trata de imunizantes contra o novo coronavírus. Em meio às discussões sobre o assunto, alguns boatos reforçam as desconfianças da população. E esse é justamente o caso de hoje.

Uma denúncia que circula pela internet aponta que duas enfermeiras de Paraty passaram mal e foram internadas devido à vacina contra a Covid-19. Junto ao alerta, circulam imagens das profissionais no momento em que passam mal com náuseas e vômito. Leia o que diz a publicação:

Duas enfermeiras do hospital de paraty RJ. Foram internadas após vomitar e passar mal devido às vacinas do COVID-19 CORONAVAC CHINESA. Elas estão sofrendo reações adversas graves.

Enfermeiras de Paraty são internadas após receberem vacina chinesa contra Covid-19?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A suposta denúncia circulou feito pólvora no Facebook e WhatsApp, e não é para menos, depois de tantos boatos sobre o assunto, não é difícil acreditar que o alerta seja real. Mas, a verdade é que, assim como uma porrada de alertas sobre os efeitos colaterais da vacina que circulam por aí, esse não faz o menor sentido.

O enredo da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas ou fontes confiáveis já nos deixa desconfiados. Além disso, o histórico de denúncias e alertas sobre as vacinas. Por aqui, no Boatos.org, já desmentimos histórias envolvendo israelenses, vacina sem agulha, médico de Cabo Frio e vacina natural.

Com as suspeitas, resolvemos buscar mais informações sobre o assunto. Durante a busca, esbarramos em uma nota da Prefeitura de Paraty sobre o assunto. Surpreendentemente, a Prefeitura de Paraty não só desmentiu a informação como também explicou que a aplicação da Coronavac não oferece nenhum risco à pessoa imunizada. Confira a íntegra:

A Prefeitura de Paraty alerta que o nome do município está sendo criminosamente utilizado em uma notícia falsa que relata supostas reações negativas à vacina contra a Covid-19. Como já esclareceu a equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde, a aplicação da Coronavac não oferece nenhum risco à pessoa imunizada e a vacina tem eficiência superior a 90% para prevenir casos graves. A Prefeitura de Paraty reafirma seu compromisso com a vacina, reiterando que estão reservados recursos para imunizar toda população assim que houver doses disponíveis para a compra por parte dos municípios. A Prefeitura condena de forma veemente aqueles que utilizam notícias falsas para espalhar mentiras pelas redes sociais e desacreditar a  vacina, colocando em risco a vida de toda a população. Pedimos, por favor, que não repliquem ou distribuam este conteúdo falso.

Mais uma googlada e chegamos a outros desmentidos. O Aos Fatos desmentiu a informação. Segundo o site, as imagens não são de funcionárias da saúde  do município. Nas imagens, é possível identificar o crachá de uma das profissionais que não são da cidade de Paraty e sim do Rio de Janeiro.

Além disso, em fotos divulgadas pelo Hospital Municipal Hugo Miranda (único hospital público da cidade) é possível notar que o uniforme é diferente do que aparece nas imagens.

O Estadão Verifica também desmentiu a informação. A agência Lupa afirmou que a informação é falsa e que as enfermeiras são funcionárias do Hospital Municipal Albert Schweitzer, localizado em Realengo, na capital fluminense.

Segundo a Lupa, as enfermeiras foram vacinadas e depois apresentaram sinais e sintomas leves (náuseas e vômito) e que, ao contrário do que dizem as mensagens, elas foram avaliadas e liberadas em seguida.

Resumindo: não é verdade que enfermeiras de Paraty foram internadas após receberem vacina chinesa contra Covid-19. As enfermeiras até apresentaram sintomas, mas não estão internadas e tampouco são de Paraty. Ou seja, boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK