Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Energéticos derretem alimentos e fazem mal à saúde, mostra vídeo #boato

Energéticos derretem alimentos e fazem mal à saúde, mostra vídeo #boato

Energéticos derretem alimentos e fazem mal à saúde, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra todos os males dos energéticos. Bebidas como o Red Bull e o Monster Energy Drink derretem e plastificam alimentos e destroem objetos e a sua saúde.

Desde o início de 2020, a preocupação com a qualidade dos alimentos e, principalmente, das bebidas tem feito muitas denúncias (nem todas verdadeiras) circularem na internet. Hoje, vamos falar de uma que envolve os famosos energéticos.

Um vídeo que está circulando na internet brasileira em tom de denúncia aponta que bebidas como o Red Bull e Monster Energy Drink são um verdadeiro veneno. A prova disso está na quantidade de coisas que o homem que está no vídeo faz.

Primeiro, ele coloca um balão cortado na bebida, que o emborracha. Depois, coloca o energético da marca Monster em uma caneca em que estoura com um leve toque. Depois, ele coloca energético em legumes, que derretem e esticam. Em certo momento, ele consegue plastificar ovos e limpar talheres com energéticos e canela. O vídeo segue com martelos derretidos, bananas fatiadas etc etc etc.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Junto ao vídeo, há mensagens alarmistas falando dos males que os energéticos fazem com a nossa saúde. “Vou repassar ,para as pessoas verem como faz bem a saúde os energéticos !!! Vale a pena morrer mais cedo …”, diz uma delas. “Pequeno vídeo pra fazer com q ninguém mais vá beber algum energético!!! Transformam alimentos em BORRACHA e LAMA!!!”, aponta outra. Assista ao vídeo:

Vídeo mostra que energéticos derretem alimentos e fazem mal à saúde?

É claro que o tal vídeo, incrível, por sinal, chamou muita atenção e deixou algumas pessoas assustadas com as consequências de se beber energéticos. Só tem um detalhe: não dá para se basear no vídeo em questão porque ele não é real.

De cara, as mensagens que acompanham o vídeo nos chamam atenção. Elas têm muitas das características de boatos online como serem vagas (por exemplo, não explicam a relação entre o vídeo e os riscos da bebida), alarmistas, com erros de português, pedido de compartilhamento e não citam fontes confiáveis.

Vale dizer que, ao buscar por conteúdos que repercutem o vídeo como uma grande ameaça, nada encontramos. Vale lembrar também que esses alertas contra alimentos, bebidas etc são comuns na web. Sobre o Red Bull, por exemplo, teve esse texto que aponta que um sujeito passou mal após beber o energético e usa um vídeo fora de contexto como prova.

Ou seja, o roteiro da história denota uma fake news. Ao procurar pelo vídeo em questão, confirmamos as nossas desconfianças. O vídeo é, na realidade, parte de um truque de mágica.

O vídeo das “maravilhas” (ou terrores) dos energéticos foi publicado em 18 de janeiro na página do mágico norte-americano Rick Lax. Na postagem, ele chega a falar (em bom inglês) que se trata de “paródia” e diz “obrigado por assistirem à minha mágica”.

Claro que Rick Lax não revelou como fez o truque, mas a página dele mostra que, se a “denúncia” fosse real teríamos que colocar na lista negra produtos como bananas, cafés do Starbucks e outros tantos.

Resumindo: a história que aponta que descobriram o mal que os energéticos fazem com a saúde por causa de um vídeo impressionante é falsa. O vídeo é impressionante, mas tudo não passa de uma mágica de um mágico norte-americano que, por sinal, deixa bem claro que é um truque.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf