Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Doria anuncia lockdown em São Paulo em novembro de 2020 #boato

Doria anuncia lockdown em São Paulo em novembro de 2020 #boato

Doria anunciou lockdown em São Paulo em novembro de 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador Doria anunciou lockdown em São Paulo em novembro de 2020. A partir de terça, o fechamento total dos serviços não essenciais acontecerá em todo o estado por 15 dias.

Ainda não se sabe, ao certo, se o Brasil já adentrou ou não a segunda onda de Covid-19. Para pesquisadores, a situação já começa a ficar evidente em alguns estados. Nestes, porém, governantes ainda defendem uma estabilidade no número de casos e, portanto, na pandemia do novo coronavírus. Na dúvida, já tem gente pensando lá na frente e até falando em lockdown nas redes sociais.

Uma publicação que começou a circular pela internet dá conta de que o governador João Doria teria anunciado lockdown em São Paulo em novembro de 2020. De acordo com a postagem, que traz o print de uma suposta matéria do jornal Folha de S. Paulo, aponta que, a partir de terça-feira (não menciona a data exata), o fechamento total dos serviços não essenciais supostamente acontecerá em todo o estado por 15 dias. “Governo de SP decreta fechamento total de serviços não essenciais por 15 dias. João Doria anunciou quarentena para todo o estado a partir de terça”, diz a mensagem.

Doria anunciou lockdown em São Paulo em novembro de 2020?

A notícia viralizou rapidamente, especialmente no Facebook, deixando muitos internautas assustados com a notícia, o que significaria praticamente a confirmação de uma segunda onda da Covid-19 no estado. No entanto, a informação não procede.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

E desconfiamos disso começando pelas características da mensagem, típicas de fake news: é vaga (sequer fornece a data exata para a “terça” prevista para iniciar o lockdown) e alarmista (tem o intuito de causar pânico à população). E apesar de não possuir erros de português e citar uma fonte confiável de notícia, outros atributos que devemos ficar de olho para não cair em farsas na internet, sabemos que boatos sobre lockdown tirados de notícias em veículos ou fontes com credibilidade já são batidos, desde o início da pandemia.

Aqui mesmo, no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como o que dizia que Alexandre Kalil teria anunciado o fechamento do comércio de Belo Horizonte (MG); outro que dizia que o governador Paulo Câmara teria anunciado lockdown em Pernambuco a partir de 02/11; e até o fake que dizia que a prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) iria fechar o comércio após as eleições (16/11).

Assim como nestes casos, a notícia sobre o lockdown em São Paulo é real, mas foi retirada do seu contexto. Na realidade, a informação foi publicada no jornal Folha de S. Paulo em 21 de março de 2020, o que quer dizer que não é recente e, sendo assim, não tem nada a ver com “fechamento total em novembro”. Inclusive, o próprio governo do estado desmentiu tudo em sua página oficial no Facebook, reafirmando a continuidade do plano local para a retomada da economia com todas as medidas de segurança. Leia::

“#FAKENEWS É falso que o Governo de São Paulo decretou ou vai decretar fechamento de serviços não-essenciais em novembro e dezembro deste ano. O estado de São Paulo continua seguindo as diretrizes do Plano São Paulo para retomar com segurança a economia durante a pandemia do novo coronavírus. As regras do #PlanoSP e o mapa de classificação de todo o estado estão disponíveis em https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/. Para se informar, sempre consulte as fontes oficiais”

Resumindo: A publicação que dá conta de que o governador João Doria teria anunciado lockdown em SP em novembro de 2020 não é verdadeira. A notícia que estão espalhando é real, mas antiga, de março deste ano. Isto é, foi retirada do contexto e não tem nada a ver com “fechamento total em novembro”. O próprio governo do estado desmentiu a informação em seu canal oficial.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK