Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Diretor do hospital São José de Fortaleza alerta que todos devem estocar comida por causa do coronavírus #boato

Diretor do hospital São José de Fortaleza alerta que todos devem estocar comida por causa do coronavírus #boato

Diretor do hospital São José de Fortaleza alerta que todos devem estocar comida por causa do coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em áudio, mulher afirma que um diretor do hospital São José de Fortaleza (Ceará) chamado Edson alertou que todos devem estocar comida, remédios e álcool gel por causa do coronavírus.

Agora há pouco, desmentimos um boato que falava sobre um áudio falso que circulou no WhatsApp sobre o coronavírus em Minas Gerais. Pois bem: no Ceará também já circularam informações falsas a respeito da doença.

De acordo com um áudio que está circulando no WhatsApp, um diretor do hospital São José, localizado em Fortaleza teria feito um alerta: ele teria dito que já há casos confirmados, que em 15 dias a cidade teria muitos casos de coronavírus e que é para as pessoas estocarem comida e álcool gel para o que “está por vir”. Leia a transcrição do áudio:

Mara Eh Boa tarde, tudo bom. O Doutor Edson é o diretor do Hospital São José, aonde fica todas as doenças né e ele veio no salão cortar o cabelo e nos comunicou. Que no hospital tem já casos confirmados, eles são tão divulgando, né, pra num assustar a população desse vírus aí.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Disse pra gente pra gente se se prevenir começar fazer abastecimento de alimentação de comida dentro de casa, né, porque o comércio vai parar os supermercados? Fechar aí, então assim vai ser um caos. Ele disse que é, no mínimo quinze dias, quinze dias pra pra doença se espalhar aqui em Fortaleza e menina… já tá todo mundo aqui desesperado aí.

Agora a diretora do Bom Preço que ela veio fazer a escova no cabelo, Ela foi também. Que eu espero se preparando porque pode ter invasão da população, né porque vai faltar alimentação? Faltar tudo minha irmã, que é isso que vai acontecer com a gente aí mulher eh vocês tomam cuidado. Aí, cê se prepara também compra. Ele disse que tem a gente tem que ter bastante máscara de álcool, gel direto dentro de casa, estoque de álcool, gel e máscara pra poder ficar se preparando viu.

Aí eu tô te avisando né. Porque a gente tem que avisar as pessoas mais próximas da gente. Aí tu avisa aí sem alarmar, mas tu vai. Que puder pra ter cuidado porque não é brincadeira, é sério. é coisa séria. Ele acabou de dizer que é no mínimo quinze dias aqui ela tá todo mundo desesperado. tchau. fica com Deus.

Diretor do hospital São José de Fortaleza alerta que todos devem estocar comida por causa do coronavírus?

Assim como no caso de Minas Gerais, o áudio sobre o coronavírus em Fortaleza se espalhou com muita força na internet. Mas será mesmo que a informação que circula online é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem por si só já nos traz muitas desconfianças. Além de ela tratar de um tema muito utilizado em fake news, tem características de boatos online como ser alarmista e ter erros de português. Por isso mesmo, resolvemos pesquisar por mais detalhes.

De cara, já é possível achar erros. O primeiro deles é em relação ao número de casos confirmados em Fortaleza. Como muita gente sabe, a cidade não tem (até o momento) nenhum caso confirmado da doença. Os únicos casos confirmados no país são de São Paulo. No Ceará, há seis casos suspeitos (todos de Fortaleza).

Para além disso, procuramos qualquer informação sobre o assunto em fontes confiáveis e, como era de se esperar, nada encontramos. Ao contrário, a Secretaria Estadual de Saúde ressaltou não é preciso ter pânico.

Resumindo: a história que aponta que o diretor do hospital São José, em Fortaleza, disse para as pessoas estocarem alimentos porque todo mundo vai ficar infectado é falsa. Não passa de mais um boato que circula online sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3ciCNDx