Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Diretor do HC (Hospital das Clínicas) faz alerta sobre gripe H3N2 #boato

Diretor do HC (Hospital das Clínicas) faz alerta sobre gripe H3N2 #boato

Boato – Por causa do grande número de mortes que a gripe H3N2 vai causar no inverno de 2018, diretor do HC (Hospital das Clínicas) gravou um áudio no WhatsApp.

Como foi dito no nosso último desmentido (que pode ser lido aqui), um áudio alertando para os perigos da influenza H3N2 viralizou na internet. Nas nossas buscas, descobrimos que a autoria do áudio foi atribuída erroneamente em dois casos: já falamos sobre o caso do “presidente da Santa Casa de Porto Alegre”. Agora vamos falar da história que envolve o “diretor do Hospital de Clínicas de São Paulo”.

O áudio que alerta para o H3N2 também está sendo compartilhado como se fosse de alguém do HC. “Diretor do HC (Hospital das Clínicas)de SP preocupado com a nova gripe que vai matar muito gente”, diz uma versão.

“Desabado do dIretor do HC, preocupado com a nova gripe H3N2, que vai levar muitas pessoas à óbito. Se puder, evite multidões, coma fígado, tome vitamina C e suco de acerola ou laranja”, diz outra. Escute o áudio e leia trechos da transcrição:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Bom dia a todos, especialmente ao senhor Francisco, que é o Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Eu já comuniquei ao senhor e as senhoras, mandei e-mail para o Prefeito Municipal e ele já me respondeu que está ciente. Já mandei para todos os vereadores…

Esse outono, inverno nós vamos ter uma epidemia de gripe. Eu tenho um amigo que é infectologista na Unicamp, ele me garantiu que a gripe vai ser muito forte. O H3N2, uma nova mutação do vírus que já começou a circular no inverno do ano passado, ele fez um estrago nos últimos meses nos Estados Unidos e na Europa. Ele é um vírus muito forte chegou aqui no Brasil as duas primeiras mortes foram essa semana em Taubaté. É só vocês colocarem no no G1 tá

Ele é um vírus muito forte. A Santa Casa já vive lotada sua a sua Emergência com 13 leitos e depois da UTI com 18 leitos. São 20, mas eu tenho que deixar dois de reserva em caso de problemas cirúrgicos e fora o outro leito que tem lá se tem, que é um leito reservado para pessoas com problemas de contágio né. São aqueles quartos separados para isso.

Pois bem então eu quero fazer esse Alerta que, se hoje já é lotado, imagine que uma epidemia de gripe onde especialmente os mais velhos vão pegar pneumonia e vão vim a óbito. Vai morrer muita gente nesse inverno com essa gripe. Eu acredito que essa previsão vai se concretizar porque esse é meu amigo da Unicamp… ele conhece, ele é infectologista. É um vírus muito forte, um dos vírus mais graves de gripe na sua mutação dos últimos 10 anos. […]

Diretor do HC (Hospital das Clínicas) faz alerta sobre gripe H3N2?

O áudio atribuído ao “diretor do HC” circulou muito na internet. Mas será mesmo que foi alguém do Hospital das clínicas que fez o alerta que viralizou online? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Há dois motivos muito simples que derrubam qualquer hipótese do áudio ser de alguém do Hospital das Clínicas. O primeiro é que, durante o áudio todo, a pessoa cita elementos não relacionados ao hospital e a cidade de São Paulo. O nome da Santa Casa é dito o tempo todo e o “prefeito Crespo” é citado.

O segundo motivo é o mesmo que derruba a tese do boato anterior. Para não perder tempo, vamos colar o que escrevemos no texto sobre a Santa Casa de Porto Alegre:

Descobrimos que, de fato, foi o presidente da Santa Casa que gravou o áudio. Porém, foi da Santa Casa de Sorocaba. Quem está na gravação (direcionada a nove pessoas) era o padre Flávio Jorge Miguel Júnior. Ao Jornal Ipanema, ele se disse surpreso pela repercussão do áudio. Leia trecho da declaração:

O objetivo não é alarmar e nem causar pânico na cidade, mas alertar para que sejam tomadas as devidas precauções com antecedência. Por isso, eu entrei em contato com o prefeito José Crespo (DEM) e falei com ele sobre essa hipótese.

Com base nessas informações, já podemos, com segurança, cravar que a história que aponta que o diretor do Hospital das Clínicas gravou um áudio sobre a gripe H3N2 é falsa. O alerta foi feito por alguém de Sorocaba.

Em tempo: Quando desmentimos a “versão Santa Casa de Porto Alegre”, explicamos qual a dimensão real dos riscos da doença. Leia o que escrevemos:

Mas e aí? Vamos todos morrer de gripe H3N2?

É possível que, em um futuro próximo, tenhamos que dedicar um texto só para esse assunto (estamos entrando em contato com o ministério da Saúde para saber mais informações sobre a doença). Por enquanto, só temos uma coisa para falar: não criemos pânico.

É fato que há preocupação das autoridades com o H3N2 (o áudio de Sorocaba prova isso). Também é fato que houve 47 mil casos nos EUA e que houve duas mortes no Brasil neste ano. Apesar disso, há motivos para não se apavorar.

O primeiro motivo para as pessoas se tranquilizarem está na vacina. A mesma vacina que protege contra o vírus da gripe comum e do H1N1 (gripe A ou suína) também protege contra o H3N2. As pessoas dos grupos mais vulneráveis (idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios) devem simplesmente fazer o que fazem em todos os anos: tomar a vacina.

O segundo motivo que pode “tranquilizar” está no histórico. Há alguns anos, o H3N2 circula no Brasil. Em 2017, foi o vírus que mais circulou por aqui. Você chegou a ver algo sobre grandes níveis de mortalidade ou epidemia (aumento de casos fora do comum) por causa da doença? Não, né?

O terceiro motivo para se tranquilizar está na fala do próprio presidente da Santa Casa de Sorocaba. Depois de ter gravado o áudio, ele se apressou em falar que não deseja causar pânico na população. Apenas (e com razão), ele queria que as autoridades tomassem as devidas precauções. Até segunda ordem e se todos fazerem a sua parte, não teremos um apocalipse por causa do H3N2.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Assista também: 6 fake news sobre bebidas que circulam na internet