Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dia D de vacinação contra o sarampo será 16 de fevereiro de 2019 #boato

Dia D de vacinação contra o sarampo será 16 de fevereiro de 2019 #boato

Boato – Pessoas de 1 a 49 anos devem se vacinar contra o sarampo no dia 16 de fevereiro. É o Dia D de vacinação contra a doença em todo o Brasil.

A relação entra vacinas e notícias falsas é, infelizmente, muito forte. Nos dias atuais, o sucesso de uma campanha de imunização passa pelo combate às fake news. Mas nem sempre as notícias falsas sobre vacinas são as “condenando”. É o caso da história de hoje.

Circula na internet uma informação que aponta que o dia D de campanha contra o sarampo será em 16 de fevereiro. A história circulou por conta de uma imagem chamando para a ação e que viralizou no WhatsApp de muita gente do país. Leia o conteúdo da imagem e um exemplo de mensagem que a acompanhou.

Texto na imagem: Vacine-se contra o sarampo – Dia D – 16 de fevereiro de 2019 – 8h às 17h – Pessoas de 01 ano a 49 anos de idade devem ser vacinadas – Vacinar é proteger – SUS – Procure a Unidade de Saúde mais próxima portando o cartão de vacinas. Mensagem: DIA “D”. É HORA DE EXPULSARMOS O SARAMPO PRA BEM LONGE! Pessoas de 1 a 50 anos precisam ser vacinados. É gratuito. CAMPANHA “VACINE-SE CONTRA O SARAMPO”

Dia D de vacinação contra o sarampo será 16 de fevereiro de 2019?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou a mensagem na internet e até colocou na agenda o dia 16/02 para se vacinar contra o sarampo. Se você não se vacinou, mas tem vontade de se vacinar, pode ir se imunizar no dia 16 (ou qualquer outro dia). Mas saiba que o tal Dia D que circula na web é uma (99%) fake news.

Pelas nossas pesquisas, a grande maioria das mensagens relacionadas a essa campanha de vacinação são de cidades do estado do Rio de Janeiro. Por isso mesmo que a Gerência de Imunizações da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro publicou um desmentido. Leia a mensagem, publicada no Facebook do órgão:

CUIDADO COM FAKE NEWS!!! Está circulando por aí essa imagem adulterada com a informação de uma possível campanha de vacinação contra o sarampo no dia 16/02/2019 – Sábado, para a população de 1 a 49 anos! Se trata de mais uma Fakenews!!!

A Gerência Estadual de Imunizações informa que não há qualquer ação contra o sarampo programada para esse dia 16/02/2019 e pede a população que não repassem informações sem comprovação da veracidade do assunto. Além de oferecer riscos a população, essas informações podem ter consequências jurídicas sérias.

Caso necessitem de qualquer informação sobre a vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou canais oficiais de informações dos Municípios, Estados e do Ministerio da Saúde! #vacinaécoisaséria!!!

Ao buscar por mais informações da tal campanha, nada encontramos. Não há nenhuma campanha em nível nacional ou mesmo estadual marcada para o dia 16 de fevereiro. Foi aí que descobrimos que a história é “1%” real. Tudo graças a um detalhe na imagem que circula online.

Note que, no canto inferior esquerdo há uma imagem com os dizeres Secretaria Municipal de Saúde, uma logomarca e letras ilegíveis. Foi aí que resolvemos buscar pela imagem da logo e chegamos ao município de Timóteo (MG). Mais uma busca e descobrimos que, de fato, há uma campanha de vacinação contra o sarampo marcada para o dia 16 de fevereiro.

Tudo isso nos leva a entender o que aconteceu. Primeiro, a própria Prefeitura de Timóteo publicou a imagem. Depois disso, alguém resolveu compartilhar a mesma foto da campanha de vacinação (mas em uma resolução que não é possível identificar a palavra Timóteo). A partir daí, muita gente (principalmente do Rio de Janeiro) passou a acreditar que a campanha é de âmbito nacional.

Resumindo: a história que aponta que há uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo é falsa. Até existe uma campanha de vacinação na cidade de Timóteo. Se você não é um morador da cidade mineira, saiba que se trata de uma fake news.

Em tempo: muita gente deve se perguntar por que estamos desmentindo um boato que incentiva à vacinação. O motivo é simples: se todo mundo acreditar que existe uma campanha marcada para 16/02 e as autoridades não estiverem preparadas para tanto, o máximo que vai acontecer é faltar vacina contra o sarampo nos estoques dos postos de saúde.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.