Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Declaração de Drauzio Varella sobre silicone e alzheimer é falsa

Declaração de Drauzio Varella sobre silicone e alzheimer é falsa

Boato diz que Drauzio Varela falou a frase do ano
Boato diz que Drauzio Varela falou a frase do ano

Boato – Drauzio Varella fala a frase do ano. Ele critica investimentos em silicone e virilidade masculina.

O médico oncologista Drauzio Varella é uma importante figura na divulgação de conhecimentos medicinais no Brasil. Através de programas de rádio e TV, principalmente o Fantástico da Rede Globo, o médico se tornou popular por tratar de assuntos como obesidade, gravidez e tabagismo na televisão aberta.

Corre nas redes sociais uma frase, intitulada como “frase do ano”, que vem sendo atribuída ao doutor Drauzio. Com mais de 25 mil compartilhamentos, o médico teria criticado o investimento em silicone e remédios para virilidade masculina.

Até o Pensador UOL, que reúne diversas frases, mostra a frase, supostamente, de Drauzio. Seria verdade que o médico teria dito? Para saber, leia o texto abaixo e acompanhe a análise do Boatos.org:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A frase do ano

Proferida pelo médico oncologista, cientista e doutor Dráuzio Varela

No mundo actual, investe-se cinco vezes mais em medicamentos para a virilidade masculina e silicones para as mulheres do que na cura do Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhas de mamas grandes e velhos com pênis duro, mas nenhum se recordará para que servem.

Obviamente a elegância de Drauzio Varella não deixaria ele dizer isso. Inclusive, já escreveu sobre o silicone e, logo na primeira fase do texto, afirma que “as próteses mamárias ajudaram muitas mulheres”.

A Folha de S. Paulo já questionou o médico sobre a frase e sua resposta foi: “Não tenho a menor ideia de quanto se investe na cura do Alzheimer. E jamais faria uma grosseria dessas. Nem no Botequim”. Ou seja, a frase não tem relação nenhuma com o médico.

Vale lembrar que o boato é antigo, a matéria da Folha em que Drauzio desmente a história é de 2009, e mesmo assim continuamos reproduzindo a frase. Por fim, vale frisar Drauzio Varella não é o responsável pela frase.