Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Datas de vacinação para pessoas de SP de 0 a 75 anos são divulgadas #boato

Datas de vacinação para pessoas de SP de 0 a 75 anos são divulgadas #boato

Datas de vacinação para pessoas de SP de 0 a 75 anos são divulgadas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Governo de São Paulo divulga calendário de vacinação para moradores do estado que tem entre 0 a 75 anos. Imunização começa em 8/2. 

2021 chegou com boas notícias e a vacinação contra a Covid-19 já é uma realidade no Brasil. Mesmo com poucas vacinas, o país tem feito uma verdadeira ginástica, mas muitos profissionais da saúde e idosos já receberam a primeira dose do imunizante.

Com mais doses chegando aos estados, muitos lugares, como o Rio, decidiram antecipar a vacinação de algumas faixas etárias. A notícia, é claro, animou muita gente e, infelizmente, também aumentou o número de fake news.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o governador de São Paulo João Doria teria liberado o calendário de vacinação no estado para todos os moradores. Segundo a publicação, os idosos acima de 75 anos começariam a se vacinar no dia 8 de fevereiro. Enquanto isso, a imunização terminaria em julho de 2021 com a vacinação de jovens entre 0 e 28 anos. Ainda de acordo com a história, para se vacinar, bastaria fazer o agendamento no site Vacina Já. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“Datas da vacinação em SP Entre 75 anos ou mais, 8/2 a 1/3 Entre 70 e 74 anos, 15/2 a 10/3 Entre 65 a 69 anos, 22/2 a 30/3 Entre 60 a 64 anos, entre 1/4 a 30/5 Entre 29 a 59 anos, 1/6 a 30/6 Entre 00 a 28 anos, 1/7 a 30/7 ATENÇÃO, PESSOAL Abriu pré cadastro pra vacinação 60 anos ou mais. Façam o cadastro no link abaixo e avisem a todos.: . https://vacinaja.sp.gov.br/”.

Datas de vacinação para pessoas de SP de 0 a 75 anos foram divulgadas?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp e deixou muita gente animada. Apesar disso, a história não passa de balela.

Basta olhar para a publicação para perceber que ela possui diversas características de fake news, como o caráter vago, bastante alarmista, alguns erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, desde que a vacinação começou no país, diversas informações falsas começaram a pipocar na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o cadastro do Conecte SUS seria obrigatório para se vacinar contra a Covid-19 no Brasil. Também a que indicava que o site Vacina Já seria um site que aplica golpes e, por fim, a que apontava que uma tabela mostraria o cronograma de vacinação em diversos estados do Brasil.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto e descobrimos que, assim como em outros locais do Brasil, o calendário de vacinação está sendo definido aos poucos e as supostas datas de vacinação em São Paulo são falsas. Prova disso é que o próprio governo do estado desmentiu a história.

De acordo com o governo de São Paulo, a partir do dia 8 de fevereiro, começa a vacinação para idosos acima de 90 anos. Já no dia 15 de fevereiro, a imunização se estende para idosos entre 85 e 90 anos. Confira nota:

É falsa a mensagem que mostra o cronograma de vacinação do estado de São Paulo. As únicas datas confirmadas pelo Governo de SP são para os maiores de 85 anos

A partir do dia 8 de fevereiro, o estado de São Paulo começa a vacinar idosos acima de 90 anos de idade. Em 15 de fevereiro chega a vez de imunizar as pessoas que têm entre 85 e 90 anos.

Os dois grupos se juntam aos outros prioritários que já vinham sendo imunizados desde 17 de janeiro: profissionais da saúde, indígenas, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência (ILPIs).

Além disso, ainda há um erro grotesco no suposto calendário apresentado pela história. Segundo a publicação, jovens entre 0 a 28 anos seriam os últimos a se vacinarem. Acontece que menores de 18 anos não estão incluídos na campanha de vacinação, uma vez que os testes clínicos da vacina não contaram com a participação desse público. De acordo com o Instituto Butantan, a inclusão desse público na campanha de vacinação ainda está em análise.

Por fim, o pré-cadastro para se vacinar contra a Covid-19, de fato, existe e deve ser feito no site Vacina Já. Entretanto, o próprio site indicou que apenas profissionais da saúde, quilombolas, indígenas e idosos que se enquadrem na atual fase de vacinação devem realizar o pré-cadastro (para evitar aglomerações nos postos de saúde).

Em resumo: a história que diz que o governo de São Paulo divulgou o calendário de vacinação para todos os moradores do estado é falsa! As datas, infelizmente, não são reais. Assim como outros estados, o governo de São Paulo está definindo o calendário de vacinação aos poucos. No dia 8 de fevereiro, começa a imunização de idosos acima de 90 anos. Já no dia 15 de fevereiro, a vacinação se estende aos idosos entre 85 e 90 anos. Se isso não bastasse, a priori, menores de 18 anos não serão vacinados. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK