Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Coronavírus é transmissível através do vinho da Itália #boato

Coronavírus é transmissível através do vinho da Itália #boato

Coronavírus é transmissível através do vinho da Itália, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi comprovado que o coronavírus é transmissível através de vinho. A OMS recomenda que não se beba vinhos da Itália.

Desde que o nome coronavírus ganhou atenção da mídia, o que não faltaram foram notícias falsas na internet. Algumas fake news foram motivadas por pânico, outras por tentativa de “ajudar”. No caso da de hoje, a balela foi motivada por uma mistura de humor com falta de atenção.

Circula na internet um texto que aponta que a OMS descobriu que o coronavírus pode ser transmissível pelo vinho italiano e que não é recomendado o consumo da bebida. Leia a mensagem que circula online:

Muita atenção… Prezados amigos, Foi comprovado que o coronavírus é transmissível através do vinho. A OMS está recomendando não beber vinhos do Norte da Itália, incluindo Barolo, Barbaresco, Barbera, Brunello, Chianti, etc. Estou fazendo o trabalho filantrópico de coletar esses vinhos para fazer o descarte sanitário do líquido. Quem tiver esses vinhos em sua adega, avise que eu passo imediatamente para buscar. Grato pela atenção! Esse trabalho visa apenas colaborar com a prevenção da disseminação do vírus entre nós.

Coronavírus é transmissível através do vinho da Itália?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Por incrível que pareça, a história circulou em redes sociais e, por mais incrível que pareça, deixou muita gente em dúvida. Mas será mesmo que o vinho italiano está transmitindo o novo coronavírus? É claro que não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem em questão já sabíamos do que se tratava. Isso porque não faz muito tempo que desmentimos uma “piadinha” muito parecida. A grande diferença era que falava-se de marcas de cervejas contaminadas (como Heineken e Stella) e pediam a doação.

Só para ter certeza, resolvemos dar uma buscada sobre a tese de que o vinho italiano estaria com o coronavírus poderia ter algum “fundo de verdade”. Como era de se imaginar, nada encontramos. A única relação que achamos entre a doença e os vinhos está na queda de vendas do produto e no cancelamento de eventos.

Resumindo: se você ainda ficou com alguma dúvida a respeito da informação que aponta que o vinho italiano transmite o coronavírus, fique tranquilo. A história é mais uma piadinha (de gosto bem duvidoso) que circula na internet em meio a uma atmosfera de apreensão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p