Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Coronavac não funciona contra nova cepa da Covid-19, diz estudo #boato

Coronavac não funciona contra nova cepa da Covid-19, diz estudo #boato

Coronavac não funciona contra nova cepa da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – De acordo com estudo científico, vacina Coronavac não tem eficácia contra nova cepa fa variante brasileira da Covid-19.

2021 começou com esperança, alegria e muita expectativa em torno das vacinas contra a Covid-19. Depois de um ano de muito sofrimento e medo, os imunizantes passaram a representar uma luz no fim do túnel.

Entretanto, a falta de vacinas e a desorganização de alguns países na compra dos imunizantes logo se transformaram em um sério problema, deixando muita gente inquieta e apreensiva.

Se isso não fosse suficiente, nos últimos dias uma história tem colocado em xeque a eficácia dos imunizantes. De acordo com a publicação, a vacina Coronavac não funcionaria contra a nova cepa da Covid-19. Ainda segundo a publicação, a afirmação vem de um estudo científico envolvendo a vacina. “Era só oq faltava msm… CoronaVac não funciona contra variante brasileira do vírus, aponta estudo”, diz a mensagem.

Coronavac não funciona contra nova cepa da Covid-19, diz estudo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter, deixando muita gente preocupada. Apesar disso, calma lá! A história não é nada do que parece.

Como a história cita o estudo sobre a eficácia da Coronavac, o trabalho da equipe do Boatos.org ficou um pouco mais fácil. Buscamos mais informações sobre o assunto na internet e descobrimos que a pesquisa, na verdade, é resultado de experimentos laboratoriais realizados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na ocasião, cientistas buscavam identificar se o plasma de vacinados contra a Covid-19 seria capaz de neutralizar a cepa brasileira do SARS-CoV-2. Os dados da pesquisa se tornaram públicos no dia 1 de março de 2021, por meio da plataforma Preprints with The Lancet.

Isso significa que o trabalho ainda não foi revisado por pares e, portanto, deve ser tratado com cautela. Se você não é do meio acadêmico, a revisão por pares é um processo padrão na publicação de estudos científicos. Durante a revisão, outros pesquisadores vão avaliar a metodologia e a teoria propostas e se os cientistas responsáveis pelo estudo seguiram todos os passos pré-determinados, gerando dados concisos. Caso esses pesquisadores encontrem equívocos, o artigo ou o estudo precisam ser reavaliados.

Além disso, o estudo realizado na Unicamp não contou com um número expressivo de voluntários. Os experimentos foram feitos com oito voluntários que participaram da fase 3 de testes da vacina Coronavac. Os próprios pesquisadores encaram os resultados como preliminares e destacam a necessidade de um estudo mais amplo para se ter dados mais completos e generalistas.

Por fim, mas não menos importante (talvez até mais importante), o pesquisador e coordenador do estudo José Luiz Proença Módena alerta que a eficácia reduzida contra novas cepas é um fenômeno bastante comum e ocorre com outras vacinas. Entretanto, o pesquisador é categórico: “Em hipótese alguma ele sugere que a vacina [Coronavac] não funciona”.

Em resumo: a história que diz que um estudo aponta que a vacina Coronavac não funciona contra a nova cepa da Covid-19 é falsa! O próprio coordenador do estudo (que ainda é preliminar) explica que os anticorpos existem, mas em baixa quantidade, por isso o cuidado ainda se faz necessário. Além disso, ele também destacou não quer dizer que a vacina não funciona.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy