Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Clube Hebraica em São Paulo tem vacina da Pfizer que está para vencer #boato

Clube Hebraica em São Paulo tem vacina da Pfizer que está para vencer #boato

Clube Hebraica em São Paulo tem vacina da Pfizer que está para vencer, diz boato (Foto: Reprodução/FAcebook)

Boato – O Clube Hebraica, em São Paulo, tem vacina da Pfizer que está para vencer. São 1.800 doses do imunizante destinadas ao público de 50 anos ou mais e com comorbidades, que, se não forem utilizadas, serão descartadas.

A campanha de vacinação no Brasil contra a Covid-19 começou em janeiro, seguindo um calendário em que as vacinas são disponibilizadas por faixa etária, com intervalos de cinco anos, começando pelos grupos prioritários. Porém, desde que o Plano Nacional de Imunização entrou em vigor, várias fake news estão sendo espalhadas na internet com informações distorcidas em relação aos locais de vacinação, quantidade de doses disponíveis e público-alvo em cada etapa.

Desta vez, uma publicação que começou a circular nas redes sociais, especialmente no Facebook, dá conta de que o Clube Hebraica, em São Paulo, teria vacinas da Pfizer que estão prestes a vencer, destinadas ao público de 50 anos ou mais e com comorbidades comprovadas através de receitas de medicamentos de uso contínuo.

De acordo com a postagem, supostamente, 1.800 doses do imunizante serão descartadas, caso não sejam utilizadas. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vizinhos, boa tarde! Tive notícia de que estão aplicando a vacina da Phizer no Hebraica, para pessoas que tenham 50 anos ou mais e com comorbidades que apresentem receita médica de medicamento de uso contínuo. Divulguem, se possível, pq se não utilizarem terão que descartar. A informação é que tem 1.800 doses.

Clube Hebraica em São Paulo tem vacina da Pfizer que está para vencer?

A notícia sobre a vacinação no local e as supostas vacinas prestes a vencer viralizou rapidamente entre os internautas. No entanto, a informação não procede.

E desconfiamos disso, para começar, por conta das características da mensagem: ela é vaga (sequer fornece mais dados, como quais lotes dos imunizantes da Pfizer que estariam quase vencidos), alarmista (tem o intuito de causar burburinho e, com isso, ganhar compartilhamentos), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, o conteúdo da postagem parte de alguns pressupostos errados, sendo o principal deles o da “escolha da vacina”, o que pode atrapalhar a campanha de vacinação. Apesar do receio em relação aos efeitos colaterais dos imunizantes de cada farmacêutica (AstraZenca ou Coronavac), que muitos acreditam ser mais fortes em um do que em outro, as autoridades de saúde recomendam que, dado o momento da vacinação, não haja receio do público em escolher a marca do imunizante que será aplicado, uma vez que, independentemente de qual seja, os benefícios são maiores em relação aos sintomas adversos.

Por isso mesmo, o próprio Clube Hebraica divulgou um alerta ao anunciar a imunização nesta semana em sua página oficial no Facebook:

Atenção: a vacina aplicada no Posto Hebraica de Vacinação é informada pela prefeitura de São Paulo somente no início da vacinação de cada dia. Mais informações somente no local

No entanto, não há nenhum relato de que “vacinas Pfizer” estão para vencer no local. Essa tese, na verdade, nem teria muita lógica, uma vez que as doses ficam armazenadas entre 2 e 8 graus, a fim de durarem cinco dias. Ou seja, como a vacinação começou no dia 14, não faria sentido a vacina vencer no mesmo dia (ou em menos de cinco dias).

Resumindo: A publicação que diz que o Clube Hebraica, em São Paulo, teria vacina da Pfizer que está para vencer não é verdadeira. Apesar de, de fato, a vacinação estar sendo disponibilizada no local, não há qualquer anúncio por parte do clube ou confirmadas por fontes confiáveis de que as doses do imunizante estariam para vencer. Mais que isso, as vacinas ficam conservadas em baixa temperatura para durarem cinco dias. Como chegaram ao clube no dia 14, seria impossível perderem a validade em apenas dois dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1