Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Uso de telefone celular no escuro causa maculopatia (câncer de olho) #boato

Uso de telefone celular no escuro causa maculopatia (câncer de olho) #boato

Boato – Pesquisadores do Cape Coast Hospital (EUA) falam que usar telefones celulares com as luzes apagadas e à noite causa uma doença chamada maculopatia (câncer de olho).

É fato e notório que, infelizmente, muitas pessoas usam os smartphones (telefones celulares “inteligentes”) mais tempo do que deveriam. Também é fato que o uso excessivo do telefone (e de outras telas) pode ser prejudicial não só socialmente como também para saúde. Porém, uma mensagem que está se espalhando pela internet está levando o problema “a outro nível”.

De acordo com a mensagem que circula, principalmente, no Facebook e WhatsApp, pesquisadores de um hospital dos Estados Unidos apontam que usar o telefone celular com a luz apagada pode causar câncer de olho (doença que seria chamada de maculopatia). Ao final, a mensagem aponta que a solução seria acender as luzes quando for usar o celular. Leia:

* USO DO CELULAR NO ESCURO * Pesquisadores do Cape Coast Hospital (Bakkano) EUA, alertam que quando as luzes estão apagadas à noite, não se deve olhar para a tela do celular! (Smartphone). Usar telefones celulares antes de ir para a cama no escuro pode levar a sérios problemas nos olhos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Recentemente, um número crescente de pacientes entre 30 e 40 anos procura atendimento médico devido ao uso de telefones celulares no escuro. Segundo pesquisas o reflexo direto de mais de 30 minutos pode causar degeneração macular irreversível do olho, levando a rápida deterioração da visão. Contrair maculopatia (câncer do olho) significa poder perder a visão porque a medicina moderna não pode tratá-la, muito menos curá-la. O telefone brilhante olhado no escuro, possui alta energia eletromagnetica que, quando dirigida para os olhos pode danificar a mácula do olho. […]

As lesões precoces dos olhos devem ser tratadas com laser ou injeção de esteróides. Os pesquisadores sugerem que o mais importante é livrar-se do mau hábito de usar telefones celulares no escuro, porque pode causar danos por toda a vida. Para tentar minimizar o problema lembre-se de não desligar as luzes se estiver olhando para o celular. Informe os usuários desses telefones sobre esse problema!

Uso de telefone celular no escuro causa maculopatia (câncer de olho)?

Ironicamente, a mensagem se espalhou tanto na internet que, provavelmente, alguns usuários a leram no escuro. Mas será mesmo que o Cape Coast Hospital (dos EUA) fez um alerta de que o uso de celular no escuro causa a maculopatia (que seria o câncer de olho)? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, resolvemos fazer uma análise da própria mensagem. De cara, já percebemos que ela tem algumas das principais características de notícias falsas na internet: alarmista, com erros de português e com pedido de compartilhamento. De fato, ela não é (muito) vaga e também até cita uma “fonte confiável” (um hospital). Mas aí achamos mais furos.

Ao contrário do que aponta a mensagem, o Cape Coast Hospital não fica nos Estados Unidos. A instituição fica em Gana (país da África). Além disso, a mensagem erra ao apontar que maculopatia é sinônimo de câncer de olho. Enquanto a maculopatia é uma doença degenerativa causada por diversos fatores, o câncer de olho é um melanoma ou linfoma que afeta a região ocular. A maculopatia, de fato (assim como outras doenças degenerativas), não tem uma “cura”. O câncer de olho tem.

Já deu para ver que a mensagem tem diversos furos. Mas e a questão “central” é real? Você já deve imaginar que não. Para começar, não encontramos a tal pesquisa do Cape Coast Hospital sobre uso de celular à noite e câncer de olho (ou maculopatia). Aliás, não encontramos especificamente nada que relacione o uso do celular à noite com quaisquer das duas doenças citadas. Mais do que isso, encontramos desmentidos de versões muito parecidas da mesma história.

Em 2016, o próprio Boatos.org desmentiu uma informação que apontava que um homem tinha contraído câncer no olho por causa do celular com luzes apagadas (a foto do homem era de sintomas de conjuntivite). Em inglês, o Snopes (site de fact-checking) também desmentiu uma história muito similar a essa. Em países em espanhol, a mesma mensagem foi atribuída a um médico.

No caso do desmentido em espanhol, o site “El Grupo Informático” aponta que o viral surgiu por causa de uma distorção de uma pesquisa real, que apontava para a possibilidade de usuários terem cegueira temporária por causa do uso do celular. Na realidade, sequer os pesquisadores que foram fonte na notícia real conseguiram cravar se há uma relação causa-consequência entre celulares à noite e cegueira

Resumindo: a história que circula online e aponta que usar celular no escuro causa maculopatia e câncer no olho é falsa. A mensagem não faz lá muito sentido, tem diversos dados errados e a história é apenas uma distorção de uma notícia sobre uma hipótese não comprovada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Atualização: em novembro de 2018, surgiu uma nova versão da história. Assim como a anterior, ela continua sendo falsa. Para registro, leia o outro texto que circula online:

Maculopatia (câncer de olho) e uso móvel no escuro Eu, Rubén Díaz Granados (oftalmologista), minha boca está quebrada para dizer isso, mas as pessoas são surdas. Em um curso que fizemos em Medellín como consultor sobre energias eletromagnéticas, habitat e meio ambiente, eles nos enfatizaram: Quando as luzes estão apagadas à noite, você não deve usar o celular Professor Li Li, diretor do Hospital of Ophthalmology SGH em Cingapura, disse: brilho direto, mais de 30 minutos causaria degeneração macular irreversível do olho, o que leva à rápida deterioração da visão. Adquirir maculopatia (câncer nos olhos) significa aguardar a perda da visão. O telefone brilhante olhou na escuridão próxima, de alta energia, direcionada aos olhos, que danificaria a mácula do olho. Vendo o celular no escuro provoca degeneração macular; Também provoca olhos secos, cataratas e, eventualmente, perda de visão. Amigos: para cuidar de nós mesmos e de nossas famílias, lembre-se de não desligar as luzes se estiver olhando para o celular. Compartilhar é mostrar amor pelos outros … *