Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Bióloga da Fiocruz alerta, em áudio, que água do Rio de Janeiro está contaminada #boato

Bióloga da Fiocruz alerta, em áudio, que água do Rio de Janeiro está contaminada #boato

Bióloga da Fiocruz alertou em áudio que água do Rio de Janeiro está contaminada, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bióloga da Fiocruz alerta, em áudio no WhatsApp, que ninguém deve beber água do Rio de Janeiro. Ela estaria contaminada com um vírus muito forte e a Cedae estaria colocando uma composição mais forte ainda que causa parada cardíaca.

O ano de 2020 começou de forma delicada em relação há problemas ligados à qualidade de produtos. Enquanto em Minas Gerais há denúncias de cerveja contaminada, no Rio de Janeiro a coloração turva da água que sai das torneiras de alguns locais tem causado preocupação na população. Preocupação, que, consequentemente, tem causado algumas informações falsas.

Outro dia, desmentimos a informação que apontava que a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro) havia recomendado que as pessoas não consumissem a água que sai das torneiras. Na ocasião, alertamos que, apesar de alguns especialistas, de fato, apontarem que não é recomendável beber água se ela tiver barrenta, a Cedae não havia feito qualquer alerta.

Na história de hoje, a instituição envolvida é a Fiocruz. De acordo com um áudio que circula no WhatsApp, uma bióloga da Fiocruz teria recomendado que as pessoas não devem beber, de forma alguma, água da torneira no Rio de Janeiro. A suposta bióloga teria dado algumas recomendações como tapar os ouvidos ao tomar banho, ferver água para escovar os dentes e não tomar água da torneira e vendida na rua.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A mulher ainda falou que a água teria um vírus “muito forte”, que a Cedae estaria colocando uma composição “mais forte ainda” na água (ela causaria parada cardíaca) e que a Fiocruz estaria sendo “proibida de falar no assunto”: Confira a transcrição do áudio e escute o que a mulher diz:

Tô conversando com a moça biólogo aqui agora, não vai passar não, você também é da parte da biologia, também, você também, é bióloga da Fiocruz, é isso? Vai falar os perigos que tá acontecendo na água. Isso Aqui ó.. Pode falar isso aqui também tem o nosso curso de faculdade.

Oi, Gente, então é o seguinte. Eu moro aqui em Copacabana a Sair… Sai pra praia, tá tá gravando. Sai pra praia pra caminhar, mas na verdade, pra avisar mães que tem crianças, né. E tem muitas pessoas que trabalham na praia que moram nas comunidades que vão anunciar. Meu marido é biólogo da Fiocruz. A Fiocruz foi proibida de falar o risco que tá acontecendo na na água do Rio de Janeiro, os noticiários estão anunciando trinta por cento do risco. É muito mais grave do que a gente pode imaginar, tá bom?

Água de filtro não funciona. O vírus passa. Tem que ferver a água. Vai escovar os dentes, escova com água fervida. Tomar banho, põem algodão nos ouvidos e que seja um banho rápido. Não beba água da torneira. A água está com vírus muito forte e eles tão colocando uma composição que é mais forte que o vírus pra mata o vírus e pode dar uma parada cardíaca em qualquer criança ou pessoas que têm arritmia.

Se você sentir dor de cabeças fortes, se você sentir enjoo, se você sentir tontura, se você tiver diarreia, corre pro SUS e fala: Estou há quatro dias assim. Mesmo que seja um dia porque, daí eles atendem rápido. A ordem é atender quem chega mais rápido porque já tá três quatro dias. se você falar que começou hoje, eles vão deixar você na fila, entendeu?

Então assim o risco é grave. Se vocês puder divulgar se vocês puderem prestar atenção e não beba água da torneira e leve pra informações pra pessoas carentes, que não tem informações que não tem condições, que trabalha o dia inteiro que não, que não conseguiram ler o Judiciário. a situação tá Rio. Vai comer no restaurante? Não coma verdura. Não toma suco.

Água na praia mineral, que seja natural. Muita gente manipula a água. não tomam eles. Água normal, abre a torneira. O calçadão punhado e vende a água. Eles lacro bem forte e vende a água. Se for comprar água, água com gás, se não água só no supermercado de preferência de outro estado, É isso. E se vocês puder divulgar, eu agradeço porque quanto mais a gente salvar melhor pra nós.

Bióloga da Fiocruz alertou em áudio que água do Rio de Janeiro está contaminada?

É claro que a informação viralizou com força na internet. Afinal, é fato que a água que sai da torneira em alguns locais do Rio de Janeiro não está das mais convidativas. Só há um detalhe: o áudio que circula online não é de uma bióloga da Fiocruz. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, ficamos desconfiados da informação porque, assim como no caso de muitos áudios no WhatsApp, ela carrega algumas das principais características de boatos na internet. Ela é vaga, muito alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento.

Para além disso, há alguns furos no áudio. O primeiro deles é no “crédito” à moça. Apesar de o homem que inicia a gravação falar que ela é bióloga da Fiocruz, ela se apresenta como “esposa de um biólogo”. Confuso, não? Além disso, ela se enrola em diversos momentos (o que denota que ela não tem muito domínio do assunto). Sem contar que o “sotaque” paulista, desmente que ela tenha tanta experiência com o Rio de Janeiro (isso é só um detalhe).

Ficamos desconfiados também porque seria lógico que uma fala atribuída à Fiocruz desmentindo uma instituição como a Cedae (que já havia falado que a coloração na água no Rio de Janeiro se deu por causa de uma substância criada por uma alga que não causa males à saúde) virasse notícia. Não foi o que aconteceu. Ao procurar informações a respeito da tal declaração atribuída a bióloga, nada encontramos em fontes confiáveis.

Sem mais alternativas, entramos em contato com a própria Fiocruz que, por meio da assessoria de imprensa, desmentiu a informação: “A Fiocruz não reconhece o áudio nem endossa as informações”, nos respondeu. O instituição também publicou uma nota desmentindo o áudio:

Verificamos que está circulando um áudio que informa sobre a situação da água da CEDAE, fazendo referência a uma pessoa do “Departamento de Microbiologia” especialista em análise microbiológica da água. Essa pessoa teria dito, entre outras informações, que análises da água revelaram “intensa contaminação por coliformes fecais”.

Informo que nenhum docente do Instituto de Microbiologia emitiu tal informação e outras contidas no áudio. O Instituto de Microbiologia está em contato com os estudiosos sobre o tema na UFRJ. Esperamos ter, em breve, uma nota oficial da Universidade sobre o estado da água fornecida pela CEDAE.

É importante fazer uma ressalva na história toda. Apesar de nem a Cedae, nem a Fiocruz fazerem qualquer tipo de alerta sobre os riscos de se beber água da torneira do Rio de Janeiro, alguns especialistas o fizeram. Particularmente, se eu visse a água como a coloração, digamos assim, diferenciada, eu não tomaria. Fica ao seu critério.

Resumindo: apesar de alguns especialistas apontarem que não é recomendável beber água da torneira, o áudio que circula online não é de uma bióloga da Fiocruz. A instituição reafirma que desconhece a autoria do áudio e que não endossa as informações contidas. Ou seja, é mais um boato que circula online relacionado ao assunto.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

PS 2: Depois que fizemos o desmentido, tivemos acesso a uma segunda versão de um áudio que circulou no WhatsApp e que foi desmentido pela Fiocruz. Estamos aqui só para dizer que esse áudio também é falso. Caso seja preciso, faremos um desmentido “exclusivo” para ele. Segue o texto (transcrito automaticamente):

Pessoal, eu conversei com uma amiga minha. Agora tava tentando falar com ela. Desde ontem. ela me ligou ela Eh. Ela é do departamento Eh da UFRJ de microbiologia e ela é especializada em microbiologia da água. Tá tá. O que ela me disse foi o seguinte que a água realmente tá contaminada e que a população não está recebendo a informação correta. O que ela disse foi o seguinte que existe uma uma quantidade de coliformes fecais enorme na água. De nitrato de prata e o que eles tão fazendo essa instalação que que tem lá no site da da CEDAE, dizendo que tão fazendo lá o o a instalação do filtro de carvão ativado, eh que não adianta pra conter. Esses coliformes fecais adianta pro nitrato de prata. Isso realmente adianta, mas o que então eles tão fazendo eles vão fazer tão fazendo essa coisa do do do do Carvão para o nitrato de prata e contra os coliformes fecais, eles tão aumentando a quantidade de óleo da água, né. Então eu disse. a população vai começar a consumir uma quantidade de cloro absurda. Então ela falou. então a situação. Ela é realmente uma situação crítica e o que ela explicou foi o seguinte que os biólogos e os engenheiros da CEDAE. Não devem satisfação a ninguém que eles não enviam pra eles pro pessoal da UFRJ. As da análises que eles têm feito, então que eles na UFRJ tomaram a iniciativa de fazer eles mesmos a. A análise de de da água em vários pontos da cidade e eu que eles encontraram foi. foi uma água realmente fora dos parâmetros. Isso é uma coisa que tá sendo detectada agora que até então o que eles tinham era o que a gente tinha quer dizer um uniforme. CEDAE, né, Uniforme da CEDAE por escrito tá lá no site da CEDAE, que é uma fonte oficial, né, dizendo que a nem sala de Coliforme fala do aumento das algas que é comum que já aconteceu em dois mil e quatro e que ele é inócuo pra saúde de fato. Não é só isso que que que que tá acontecendo e esse é que é o problema. Então não sei nem comé que vai ficar isso assim. eh no final das contas, porque eles tão agindo de má fé. Então o que ela explicou foi o seguinte, então, o que que tem que fazer é ferver a água que vai beber? E tomar água mineral. Aí eu perguntei pra ela, mas qual que é a perspectiva de de de de melhora disso? e ela disse que ela não sabe que ninguém sabe. Então ela disse. Isso é ela. Ela até falou. Olha eu eu vou manter você informado, assim como as outras pessoas. A UFRJ já vai elaborar uma declaração. Né. Então já tem várias fontes da UFRJ se mobilizando pra isso e eu fico realmente muito impressionada como que as pessoas são capazes de colocar a população em risco porque não podem assumir talvez uma falha. Eu fico horrorizada com isso. Então, infelizmente eh a nossa água. tá contaminada. Ao contrário do que as fontes ditas oficiais diziam, Tá então eu me sinto o ano assim na obrigação de de de relatar isso aqui pra vocês. Porque isso foi dito por um profissional da área especializada em água, né. Essa amiga minha tá bom. Fiquei muito bolada com isso, porque a a minha própria água começou a ficar com gosto de barro num é nem daqui debaixo aqui do desse primeiro andar, mas lá no terraço e então eu liguei pra ela pra te. Essa dúvida, né, Pra confrontar as coisas que eu tava lendo né. Diante de tudo que tem acontecido é a e o que ela me falou. Realmente é terrível, né. Essa marcha é uma coisa assim que não dá realmente pra entender. Tá bom, então cês podem passar aí.Adiante Eh é importante em ferver a água e tomar água mineral até que a situação seja regularizada e realmente não há uma previsão de quando que isso vai acontecer, Tá bom beijo.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u