Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná, escreve mensagem sobre pico da pandemia #boato

Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná, escreve mensagem sobre pico da pandemia #boato

Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná, escreve mensagem sobre pico da pandemia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná, escreveu uma mensagem em que aponta que os próximos 30 dias serão do “pico da pandemia do coronavírus” e pede prudência.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e Ceará foram os primeiros do país a sofrerem os impactos da disparada de casos da Covid-19. Passados cerca de quatro meses após o primeiro caso no Brasil (e ainda sem sabermos se estamos no “pico da pandemia”), outras localidades também enfrentam problemas. É o caso do Paraná. E lá está circulando uma mensagem atribuída ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

De acordo com um texto que está viralizando em redes sociais, Beto Preto teria publicado uma mensagem em que pede atenção da população com o pico da pandemia, que estaria para ocorrer nos próximos 30 dias”. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

MENSAGEM DA SECRETARIA DE ESTADO DO PARANÁ BETO PRETO Irmãos, amigos, familiares, enfim – todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso – realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos, familiares, com os jovens, etc. O contágio é gigantesco e pode vir no ar… tosse…espirro…solas de sapatos….sacolas de supermercados…embalagens etc.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os amigos e familiares. Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes… Não esqueça envie agora mesmo sua mensagem em todas as redes sociais… Cuidem da higiene pessoal… Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso tudo passar possamos voltar melhores… Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo! Mensagem de Secretário Estado Saúde Beto Preto. *CHEGAMOS AO PICO*

Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná, escreveu mensagem sobre pico da pandemia?

A mensagem, de fato, tem uma boa intenção. Afinal, no meio de tanta gente falando em “vai para rua”, “não podemos parar” etc, é importante que fiquemos alertas com a Covid-19. Só há um detalhe: a mensagem não foi escrita pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Há alguns fatores que nos deixaram muitos desconfiados. O primeiro está na mensagem em si. Ele tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis (por exemplo, um link com a tal declaração do secretário). O segundo está no histórico desse tipo de boato (declarações erroneamente atribuídas a autoridades) na pandemia da Covid-19.

O terceiro está no fato que nós, do Boatos.org, estamos nos deparando com essa mesma mensagem de “cuidado com os próximos 30 dias” pelo menos desde abril. Até agora (quando surgiu a versão “Beto Preto”), o texto estava sendo atribuído a uma médica e não conseguimos comprovar (ou desmentir) a autoria.

Com isso, fomos buscar mais detalhes a respeito do assunto. Não demorou muito para chegarmos a um desmentido da própria Secretaria de Saúde do Paraná. A pasta frisou que, de fato, o estado passa por um dos momentos mais difíceis até o momento em relação à pandemia, que é importante promover o isolamento social, mas que o texto não é de Beto Preto. Leia nota publicada no Facebook da secretaria:

Paraná. Governo do Estado. Secretaria de Saúde. Nota de esclarecimento. O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, esclarece que circula pela internet mensagem fake acerca de cuidados e um cenário ainda mais crítico para o coronavírus a partir de agora. Embora o panorama seja preocupando, com o aumento do número de casos e de óbitos no Paraná, e que precisamos efetivamente manter as medidas de isolamento domiciliar e distanciamento social, o texto não é de autoria do secretário.

A mensagem, inclusive, foi copiada e outras páginas e assinada por outras pessoas, bastando uma rápida pesquisa nas redes sociais. É importante que a informação seja sempre consultada em canais oficiais, que asseguram assim a devida credibilidade. A Sesa alerta para a necessidade de maior atenção aos cuidados e cumprimento das orientações que ajudam na contenção da transmissão do vírus. O Governo do Estado compreende que e é sensível ao difícil momento vivido pelos paranaenses, mas reitera a perspectiva que atitudes colaborativas e de união, neste momento, vão nos ajudar a sair mais rapidamente da crise.

Resumindo: apesar das boas intenções da mensagem em fomentar o isolamento social, a história que aponta que o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, escreveu a mensagem sobre o pico do coronavírus é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO