Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Beber água de 15 em 15 minutos previne o novo coronavírus #boato

Beber água de 15 em 15 minutos previne o novo coronavírus #boato

Beber água de 15 em 15 minutos ajuda a prevenir o novo coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um médico infectologista afirmou que você se previne do novo coronavírus bebendo água de 15 em 15 minutos. Isso acontece porque se o vírus cair da garganta no estômago ele não sobrevive.

Praticamente todos os dias, temos que vir aqui desmentir algum boato que fale de cura milagrosa do novo coronavírus. Na história de hoje, o elemento citado como “milagroso” é a água. De acordo com mensagens que circulam online, uma dica de um “médico infectologista” mostraria como “se prevenir” do novo coronavírus.

De acordo com a mensagem, o tal médico reclamou que a mídia só fala em “lavar as mãos” e apontou que uma forma para se proteger do vírus é tomando água de 15 em 15 minutos. A explicação seria a seguinte: se empurrássemos o vírus da garganta para o estômago, ele não sobreviveria ao nosso suco gástrico. Leia a mensagem que circula online:

Um médico infectologista disse que a mídia só fala sobre lavar bem as mãos, usar álcool em gel, não levar as mãos aos olhos, à boca, etc. Mas um fator importante para não contrair o vírus é beber água de 15 em 15 min, não precisa ser um copo cheio, mas pra molhar a garganta. E por onde for andar levar uma garrafa de água. Por quê? Porque ao molhar a garganta se o vírus vier, ele vai direto para o estômago, e não há bactéria ou vírus algum que resista ao suco gástrico. Se a garganta estiver seca, o vírus vai para o esôfago e depois para os pulmões, onde ocorre a dificuldade em respirar. O que tem levado várias pessoas a óbito. Por favor, repassem essa informação.

Beber água de 15 em 15 minutos ajuda a prevenir o novo coronavírus?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É fato que beber água ajuda na nossa saúde e, de acordo com médicos, ajuda, sim, na recuperação de viroses. Mas será mesmo que essa recomendação de “prevenção” ao coronavírus com a explicação acima é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês. Vamos aos fatos.

A mensagem, por si só, já nos causa muitas desconfianças. Além de ter características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis, ela faz parte de um boato recorrente nos últimos tempos: o de cura milagrosa do coronavírus. Já fizemos até um vídeo alertando a respeito. Assista:

Como apontam a OMS e autoridades nacionais de saúde (como o Ministério da Saúde no Brasil) ainda não há um alimento ou produto que previna ou cure o novo coronavírus. É importante frisar que há medicamentos e vacinas em testes, mas ainda não há uma confirmação de que algum deles cure ou previna a Covid-19.

Com desconfianças, fomos buscar mais detalhes a respeito da história. De cara, descobrimos um desmentido justamente do Ministério da Saúde. Veja o que é dito a respeito:

Não compartilhe essa mensagem, ela é falsa! Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas para o combate ao coronavírus (COVID-19), entretanto, até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19).

A história também foi desmentida em outros países. A BBC entrevistou um médico que aponta que as infecções já começam a partir do momento que mucosas do corpo é exposto a milhões de partículas do vírus. Ou seja: se o vírus está “na garganta”, infelizmente, você já está infectado. A rede norte-americana ABC também desmentiu esse fake.

Resumindo: você deve beber água regularmente (a quantidade certa varia dependendo de muitos fatores), mas o fato é que beber água de 15 em 15 minutos não previne o coronavírus. A mensagem é falsa e já foi desmentida até por autoridades em saúde.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f