Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Barrinha colorida na caixa de leite serve para indicar se produto já venceu #boato

Barrinha colorida na caixa de leite serve para indicar se produto já venceu #boato

Boato – Atenção! Não compre leite que tenha uma barrinha colorida na caixa. Trata-se de uma caixa de um produto que já venceu e que foi reaproveitada com outro produto. 

É fato que as informações contidas nas embalagens de alimentos são importantes na hora da escolha de um produto de qualidade. Dados como a composição de um produto ou o prazo de validade são (ou deveriam ser) decisivos na compra. Também é fato que há algumas informações nas embalagens que passam despercebidas e dão margem a boatos.

Só aqui no Boatos.org, já falamos, dentre outros assuntos, sobre os quadrados coloridos nos tubos de pasta de dente e dos números nas frutas. Hoje, vamos falar sobre outro alerta “novo” que surgiu em redes sociais.

A história da vez envolve a qualidade do leite. De acordo com uma mensagem que está bombando no Facebook, é muito importante evitar que se compre embalagens com “barrinhas coloridas” no fundo. As barrinhas seriam uma forma de marcar se a embalagem já armazenou um produto vencido. Leia:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

#UTILIDADE Vocês sabem a diferença dessas duas caixas de leite? Aprendi recentemente e achei interessante e útil repassar! Todo produto encaixado (leite, creme de leite, leite condensado, achocolatado, etc.) tem uma dessas imagens a baixo que fica no fundo da caixa.

A que tem uma “barrinha colorida” é produto que já venceu, voltou para o fabricante e colocaram mais produtos para reaproveitar e voltou para o mercado. A que não tem, é produto novo, que ainda não venceu e está ótimo para consumo. Agora tudo que vou comprar olho logo em baixo para dps escolher por validade!

Barrinha colorida nas caixas de leite serve para mostrar que produto já venceu?

Nessa entressafra de boatos pós-eleições (glória a Deus), o que não faltou foi gente ávida por compartilhar uma história bombástica como essa. Só tem um “pequeno detalhe”: a história é falsa.  Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Por causa do histórico (normalmente, esses alertas sobre embalagens que “brotam” em redes sociais são falsos), já desconfiamos, de cara, da veracidade da informação. Desconfiança que só foi reforçada quando nos deparamos com o texto.

Além de a tese ser sem lógica (em um mundo no qual todo processo de envase de alimentos é feito em fábricas e mecanicamente, não faz muito sentido imaginar alguém “jogando” o leite velho fora e colocando um novo sem ao menos limpar o frasco), o texto tem quase todas características de fake news: vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis.

Ao buscar pela história que fala que barrinhas coloridas servem para identificar caixas de leite reutilizadas, nada encontramos. Aliás, encontramos um desmentido do e-farsas do ano de 2006 sobre uma mensagem muito similar a essa! Sim, amigos, é uma história bem velha. Com a ajuda do nosso leitor e “quase colaborador” Rodrigo Ramthum, descobrimos também que o boato (como tantos outros) circulou em língua inglesa e foi desmentido por lá.

Mas se não é para o que a mensagem aponta, para que servem as tais barrinhas. Por essa, não precisamos nem procurar pela resposta. Por e-mail, a assessoria da empresa Tetra Pak (marca que aparece na imagem que viralizou junto à imagem) enviou toda a explicação sobre a utilidade da marcação das “barrinhas coloridas” na caixa. Leia o comunicado:

A “barra colorida” que aparece na superfície embaixo de algumas embalagens da Tetra Pak corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão nas embalagens.

Como imprimimos mais de uma embalagem na bobina, não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas as embalagens, por isso encontramos embalagens com e sem a impressão desta “barra colorida”. Há também embalagens que saem com a impressão de pontos no lugar da “barra colorida”, que corresponde ao controle de registro da máquina de impressão.

Ressaltamos que as embalagens da Tetra Pak não são reaproveitadas, respeitando assim a legislação existente para embalagens de alimentos e bebidas. O foco da Tetra Pak está no fomento da reciclagem das embalagens, por meio de parcerias com empresas que desenvolvem novos produtos a partir das embalagens recicladas, como poltronas, pranchetas, pastas, canetas, entre outros.

Resumindo: a história que aponta que as empresas de leite como as embaladas pela Tetra Pak colocam barrinhas coloridas para reaproveitar as caixas que armazenaram produtos vencidos é falsa. É só mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.